O USO DO TUX PAINT COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1410-1427.id793

Palavras-chave:

Ensino, TIC, Aprendizagem

Resumo

No contexto educacional, a adoção de práticas pedagógicas inovadoras é uma realidade. Os métodos tradicionais de ensino vêm sendo substituídos por metodologias didáticas em que o aluno é o sujeito do processo construção do conhecimento. O objetivo desse artigo é utilizar o Tux Paint como ferramenta de ensino e aprendizagem para os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública na cidade de Coari-Amazonas. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com recorte temporal transversal e coleta de dados qualitativa observacional. A pesquisa foi dividida em cinco etapas: diagnostico, planejamento, intervenção, avaliação e análise. Observarmos na pesquisa uma evolução no desenvolvimento logico dos alunos, evidenciando que o uso do software Tux Paint pode ser uma ferramenta útil no desenvolvimento cognitivo de crianças nesta faixa etária. Assim, os resultados demonstraram que o uso de ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC demonstrou ser uma estratégia de ensino diferenciada para o desenvolvimento e potencialidades integral do aluno.

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Biografia do Autor

Maria do Perpétuo Socorro Torres da Silva, UEA

Especialista em Letramento Digital (UEA) Professora na Secretária Municipal de Educação de Coari/AM (SEMED-COARI)

Francialan Souza dos Santos, UFAM

Especialista em Mídias na Educação (UFAM) Professor na Instituto Federal Amazonas (IFAM)

Iracema Ramos Martins, UFAM

Mestre em Letras (UFAM) Professora no Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi, UFAM

Mestre em Engenharia de Produção (UFAM) Professor no Instituto Federal do Amazonas (IFAM)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

SOCORRO TORRES DA SILVA, Maria do Perpétuo; SOUZA DOS SANTOS, Francialan; RAMOS MARTINS, Iracema; KENDY DE LIMA YAMAGUCHI, Hudinilson. O USO DO TUX PAINT COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1410–1427, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1410-1427.id793. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/468. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias