FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LICENCIATURA EM QUÍMICA HUMANIZADA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA UNB
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p193-213.id571Palavras-chave:
Pertença, Competência, Autonomia, Saúde mentalResumo
Entre as questões caras à pesquisa de formação de professor destaca-se o perfil do ser docente. Entretanto, pouco se tem falado sobre percebê-lo como um ser humano. Assim, o objetivo deste trabalho foi chamar a atenção para a urgência de discutir uma direção para a humanização. Apontamos a teoria das necessidades psicológicas básicas como um caminho. Foi analisado se o curso de licenciatura em química tem fomentado os pilares básicos da humanização promovendo a saúde mental dos discentes. Os dados foram obtidos através de questionário Likert e entrevista semiestruturada. A amostra foi escolhida por conveniência e julgamento. O questionário teve sua adequabilidade aferida estatisticamente e aponta para uma maioria percebendo o curso como um espaço humanizado. Entretanto, a humanização não deve se restringir à maioria, mas ser estendida para todos e todas. Dessa forma, foram feitos alguns apontamentos a fim de tornar o ambiente mentalmente saudável a toda a comunidade.
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