A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p489-501.id561

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Cotidiano, Bullying, Ensino

Resumo

O artigo é uma análise dos artigos científicos publicados pelo Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT), o recorte se deu entre os anos de 2016 e 2017, e analisou-se como as pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa inserem-se na propositura de múltiplas abordagens do bullying no cotidiano escolar (CERTEAU, 1994 e  MAFESOLI, 1995, 1998), através da temática da violação dos Direitos Humanos. Sendo uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica dos artigos publicados pelo Grupo. Nos resultados percebe-se o entrecruzamento da multiplicidade de percepções dos sujeitos e do objeto de pesquisa configurando o corpus pesquisador dentro da concepção de transversalidade.

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Biografia do Autor

Vanessa Costa Gonçalves Silva, IFMT

Mestra em Ensino (IFMT/UNIC) Pedagoga do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Raquel Martins Fernandes, UFPB

Pós Doutorado em Psicologia Social (UFPB) Professora do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Paulo Alves de Oliveira, IFMT

Mestre em Ensino (IFMT/UNIC) Técnico Administrativo do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

COSTA GONÇALVES SILVA, Vanessa; MARTINS FERNANDES, Raquel; ALVES DE OLIVEIRA, Paulo. A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 489–501, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p489-501.id561. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/501. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias