BULLYING E COTIDIANO ESCOLAR: SENSIBILIZAÇÃO POR INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1477-1498.id805Palavras-chave:
Bullying, Cotidiano, Direitos HumanosResumo
Este artigo tem como objeto de estudo a investigação da violência escolar materializada através do bullying e a violação de direitos humanos no cotidiano da escola. Esta pesquisa foi desenvolvida no IFMT Campus Cuiabá Bela Vista, com 130 estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, no período 2017/2018. Foram analisados documentos institucionais vigentes de 2014 a 2018. O objetivo desta pesquisa foi compreender como a violência escolar, a prática do bullying e de violação de direitos humanos estão presentes nas relações cotidianas dos estudantes adolescentes do IFMT campus Cuiabá - Bela Vista. Os resultados apresentados surgiram dos entrelaçamentos entre as percepções, narrativas e documentos oficiais, que demonstraram que o bullying está presente no campus pesquisado, materializado através da violência simbólica, verbal e racial. Neste trabalho foram caracterizados 09 tipos de violência dos quais se pôde tecer suas particularidades. A partir de diretrizes e referenciais educacionais se percebe que as mudanças de concepções são fundamentais para a valorização de uma formação cidadã e humana, pautada na implementação de um currículo que viabilize a transdiciplinaridade da Educação em Direitos Humanos como balizadora das práticas pedagógicas do Campus.
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