RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NA ÁREA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p355-374.id421Palavras-chave:
Matemática Aplicada a Negócios, Administração, EmpreendimentoResumo
Este relato tem por objetivo compartilhar e discutir os resultados decorrentes de intervenções realizadas com dois distintos grupos de alunos do curso de Administração na Universidade do Vale do Taquari, RS. As atividades, trabalhadas ao longo de um semestre, em 2018, foram acompanhadas por duas professoras que, de forma conjunta, planejaram e desenvolveram as tarefas matemáticas. No decorrer do semestre, os alunos, em grupos, planejaram um empreendimento, por escrito, realizando um plano de ações, de tal forma que todos os conteúdos estudados na disciplina estivessem contemplados no projeto. Os trabalhos foram escritos e entregues aos professores e socializados com os colegas em aula. Os resultados dos dois questionários de avaliação apontam que entre os diversos temas abordados, cerca de 70% dos assuntos envolveram o ramo alimentício; os discentes usaram corretamente o aprendizado em aula, aplicando as regras básicas do uso de escala e de gráficos. Em geral, por meio da atividade, conseguiu-se atingir os objetivos, pois os alunos compreenderam e aplicaram os conteúdos desenvolvidos e listados como relevantes para futuros administradores.
Downloads
Métricas
Referências
BARROS, Pupe André. A importância da pesquisa de mercado e inovação para empresas de sonorização e iluminação de eventos do Distrito Federal: um estudo de caso da Marc Systems. 2010. 23 f. Trabalho de conclusão curso - Centro Universitário de Brasília, Brasília. Disponível em: <https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/9199/1/20800101.pdf>. Acesso em: 09 abr. 2019.
CASTRO, Iná Elias. O problema da escala. In: CASTRO, Iná Elias de; CORREA, Roberto Lobato; GOMES, Paulo Cesar da Costa. (Organizadores) Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 117-140.
CONSONI, Bianca. A importância do feedback. 2010. 54 f. Trabalho de conclusão curso - Fundação Educacional do Município de Assis, Assis.
EDUCACIONAL, Grupo Cruzeiro do Sul. Guia: O perfil do profissional de Administração. Blog Unipê. 2016. Disponível em: <http://blogcarreiras2.cruzeirodosuleducacional.edu.br/graduacao/guia-o-perfil-do-profissional-de-administracao/>. Acesso em: 03 jan, 2020.
ESQUIVEL, Gilceli da Silva; SANTANA, Nilo Félix Gagliano de; ALVES, Thiago Tude de Sá; FARIAS, Vitor Tavares. A importância da matemática para o administrador de empresas. 2008. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAH54AC/aimportancia-matematica-naadministracao>. Acesso em: 05 fev. 2019.
FERREIRA, Sidnei Barbosa; SILVA, Janete Pereira da. A importância da Matemática para o Administrador de Empresas. In: 2° Encontro de Iniciação Científica da Faculdade Apogeu, 2012, Apogeu. Trabalhos. Disponível em: <https://www.yumpu.com/pt/document/read/12539832/a-importancia-da-matematica-para-o-administrador-de-empresas>. Acesso em: 06 fev. 2019.
FONSECA, Ricardo de Freitas; SILVA, Wendel Alex Castro. A relação entre o curso de administração, os acadêmicos e a disciplina de Matemática: Uma reflexão. In: IX Convibra Administração – Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2012. Disponível em: <http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/31/2012_31_4363.pdf>. Acesso em: 06 fev. 2019.
FREITAS, Wesley Ricardo de Souza; JABBOUR, Charbel José Chiapetta. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: boas práticas e sugestões. Lajeado: Estudo & Debate, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011.
FUENTES, Verônica Lídia Peñaloza; LIMA, Ronaldo; GUERRA, Diego de Sousa. Atitudes em relação à matemática em estudantes de Administração. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 1, p. 133-141. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572009000100015
FUTURO, Débora Omena; SILVA, Ronaldo Ferreira da. Uso de ferramentas de controle estatístico para o entendimento do processo de produção de cápsulas em farmácias magistrais. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Foz do Iguaçu. Anais. Paraná, 2007.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: Tipos fundamentais. São Paulo: Revista de administração de empresas, v.35, n.3, p. 20-29, 1995. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004
INDEED. Vagas de emprego: Administrador requisitos. Disponível em: <https://www.indeed.com.br/empregos-de-Administrador-Requisitos>. Acesso em: 09 abr.2019.
KOHN, Karen; MORAES, Cláudia Herte de. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2007. Disponível em: <https://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R1533-1.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2019.
LISBOA, Josiane Mostasso; LUCINO, Micheli Aparecida. A importância da teoria e da prática nas aulas de Matemática. 2015. 48 f. Trabalho de conclusão curso - Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, Ivaiporã.
MACHADO, Antônio. Matemática na escola do segundo grau. A matemática e as profissões. v. 2. São Paulo: Atual, 1998.
MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira. Interpretação de gráficos sobre economia veiculados pela mídia impressa. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Psicologia da UFPE, Recife –PE,1998.
MOREIRA, Marco Antônio. Metodologias de pesquisa em ensino. 1 ed. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2011.
SANTOS, Andréia Kohatsu; CAPELARI, Rosana; SPERANDIO, Décio. É relevante o estudo da Matemática na formação do administrador contemporâneo? s/data. Disponível em: <http://www.angrad.org.br/_resources/files/_modules/producao/producao_481_201212051834228e9c.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2019.
SANTOS, Josiel Almeida; FRANÇA, Kleber Vieira; SANTOS, Lúcia S. B. dos. Dificuldades de aprendizagem de Matemática. 2007. 41 f. Trabalho de conclusão curso - Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo.
SEBRAE – Embraer. Setor de Alimentos: estabelecimentos e empregos formais no Rio de Janeiro. N° 18, 2012. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/rj/institucional/observatorio-notasconjunturais,b99d6e69cfb56410VgnVCM2000003c74010aRCRD>. Acesso em: 07 fev. 2019.
SERRANO, Glória Pérez. Investigación cualitativa. Retos e interrogantes. I. Métodos. Madrid: La Muralla S.A. 1998.
SILVA, Dione Morais da. O administrador do século XXI. 2015. 43 f. Trabalho de conclusão curso - Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, Assis.
SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. “Matemática é difícil”: um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_25/matematica.pdf>.
Acesso em: 15, mai, 2019.
SOUZA, Helcimara Affonso de. Teoria geral da Administração. 1 ed. Rio de Janeiro: Seses, 2015. 354 p.
SOUZA, Eda Castro Lucas de; SOUZA, Cristina Castro Lucas de; ASSIS, Simone de Araújo Góes; ZERBINI, Thais. Métodos, técnicas e recursos didáticos de ensino de empreendedorismo em IES brasileiras. Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Editora Atlas, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.