A AVALIAÇÃO COMO PRÁTICA FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM EFETIVA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n1.004.id1353Palavras-chave:
Avaliação, Processo Educativo, Aprendizagem EfetivaResumo
Este artigo tem por objetivo promover uma reflexão sobre a avaliação escolar, discutindo sobre como ela poderia passar a ser uma prática focada na aprendizagem efetiva dos alunos. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, que se baseou em autores como Gil (2018), Luckesi (2010, 2011, 2013) e Hoffmann (2011) e em dados que foram obtidos a partir de uma entrevista semiestruturada com quatro educadores de Barra do Garças-MT, analisados sob a ótica da análise de conteúdo, segundo Bardin (2011). Como principal resultado deste estudo, pôde-se compreender que o demasiado enfoque na obtenção de notas tem sido motivo relevante para a avaliação ser vista como causadora de temor e ansiedade em muitos estudantes, tornando-se essencial sua transformação em prática focada na aprendizagem, o que requer que seja entendida como atividade contínua, inclusiva, flexível e instigadora de reflexão sobre o processo educativo.
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