ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p227-241.id408

Palavras-chave:

Ensino de Química, ácidos e bases, experimentação

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades didáticas de uma atividade experimental investigativa sobre ácidos e bases. A atividade foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. A intervenção pedagógica envolveu reflexão sobre como reconhecer produtos ácidos e alcalinos presentes no dia a dia, a leitura e discussão de um texto sobre origem e características físicas e químicas de substâncias ácidas e alcalinas, realização do experimento utilizando várias substâncias cotidianas de caráter ácido e básico, bem como uma escala de pH preparada com extrato de repolho roxo e soluções aquosas de ácido clorídrico e hidróxido de sódio. Após o experimento, mediante discussão, os alunos, em grupos, responderam questões com vistas à análise dos dados observados. Na sequência responderam individualmente a uma questão que tinha o intuito de verificar a aplicação do conhecimento. Os resultados evidenciam que os alunos tiveram boa compreensão acerca dos conhecimentos desenvolvidos, o que nos leva a concluir que experimentos investigativos, como o discutido aqui, favorecem a aprendizagem de conhecimentos científicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Cavalcante Monteiro, UEM

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (UEM) Professora Adjunta (UTFPR)

Maria Aparecida Rodrigues, UNICAMP

Doutora em Química (UNICAMP) Professora Associada (UEM/PCM)

Ourides Santin Filho, UEM

Doutor em Ciências (USP) Professor Associado (UEM/PCM)

Michel Corci Batista, UEM

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UEM) Professor Adjunto (UTFPR/PCM)

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 18, n. 03, p. 765-794, 2018. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765

CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 1-20.

COSTA, R. C. Construção do conhecimento científico segundo algumas contribuições da epistemologia de Bachelard. In: MORAES, Roque (Org). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola. São Paulo, v. 32, n. 02, p. 101-106, 2010.

GONÇALVES, F. P; BRITO, M. A. Experimentação na educação em Química: fundamentos, propostas e reflexões. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

KASSEBOEHMER, A. C; HARTWIG, D. R; FERREIRA, L. H. Contém Química 2: pensar, fazer e aprender pelo método investigativo. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015.

MONTEIRO, P. C. A experimentação investigativa: um estudo com licenciandos em Química. 2018. 165f. Maringá: Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018. Disponível em: https://sucupira. capes.gov.br/ sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup true&id_trabalho=7198502. Acesso em: 09/04/2019.

MONTEIRO, P. C; RODRIGUES, M. A; SANTIN FILHO, O. Experimentos com abordagem investigativa propostos por licenciandos em Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Abrapec, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1530-1.pdf. Acesso em: 19/03/2019.

MORAES, R; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

OLIVEIRA, C. M. A. O que se fala e se escreve nas aulas de Ciências? In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 63-75.

PAVÃO, A. C; FREITAS, D (Org.). Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EdufSCAR, 2011.

ROSITO, B. A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

SANTANA, E.; SILVA, E. (Org.). Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014.

SANTOS, W. L. P; MÓL, G. S. Química & Sociedade: PEQUIS – projeto de ensino de química e sociedade: ensino médio. São Paulo: Nova Geração, 2005.

SASSERON, L. H. Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013, p. 41- 61.

SASSERON, L. H., MACHADO, V. F., Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. Editora livraria da fisica, 1ª. ed. 2017.

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, R. M. R. (Org.). Ensino de ciências: fundamentos e abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda., 2000. p. 120-153.

SILVA, M. L. O uso de materiais de baixo custo para experimentação nas aulas de densidade e pressão hidrostática. Revista Prática Docente. Confresa: MT, v. 2, n. 1, p. 62-70, jan/jun 2017. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/ view/47/23 Acesso em: 11/04/2019. DOI: https://doi.org/10.23926/rpd.v2i1.47

SUART, R. C. A experimentação no ensino de Química: conhecimentos e caminhos. In: SANTANA, E.; SILVA, E. (Org.). Tópicos em Ensino de Química. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. p. 63-88.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

CAVALCANTE MONTEIRO, Paula; APARECIDA RODRIGUES, Maria; SANTIN FILHO, Ourides; CORCI BATISTA, Michel. ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 227–241, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p227-241.id408. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/559. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias