TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: ELEMENTOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p798-812.id281

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Enfermagem, Trabalho Docente, Formação de Professores

Resumo

A utilização da Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e das metodologias ativas no espaço universitário apontam para uma nova forma de estabelecer o trabalho e papel dos professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Nesse sentido, esse artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a percepção dos docentes do curso de Enfermagem sobre a utilização das TDICs como elementos mediadores da aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo realizada por meio estudo de caso com 6 professores do curso de Enfermagem de uma universidade privada do estado de Goiás. A incorporação das ferramentas tecnológica tende a uma prática pedagógica mais enriquecedora, potencializando a interação e integração bem como a capacidade de compreensão dos conhecimentos, por parte de professores e alunos. Na área de Enfermagem, grandes esforços têm sido realizados com a finalidade de extrair maiores benefícios da utilização das TDICs para obter e/ou garantir um grau maior de qualidade no Ensino. Diante disso permitiu apontar que o ensino de enfermagem mediado pelo uso das TDICs configura-se um desafio exigindo dos alunos, docentes e instituições de ensino superior mudanças na postura frente ao processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Miranda de Carvalho Coletto, UNOPAR

Mestranda em Medotodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR). Coordenadora e Docente do Curso Superior de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Valparaíso

Okçana Battini, UFPR

Doutorado em Educação (UFPR). Professora Titular (UNOPAR)

Edenar Monteiro, UNIC

Doutora em Educação (UFMT). Professora da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Referências

BACICH, Lilian.; MORAN, José. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. In: Revista Pátio, nº25, p.45-47. São Paulo: ECA/USP, 2015. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2015/07/hibrida.pdf > Acesso em: 13 jun. 2018.

BACICH, Lilian.; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (3ª ed.). Lisboa, Portugal: Edições 70, 223p. 2004.

BARTOLOMÉ, Antonio.Ramón. Nuevas tecnologías em el aula. Barcelona: Grão, 1999

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1999.

Brasil. RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 3, DE 7 DE NOVEMBRO DE 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf

BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/13077/10270 . Acesso em: 12 out. 2018.

CARVALHO, Adriano. Almeida de. KLS 2.0: uma ferramenta disruptiva de ensino. Dissertação de Mestrado em Ensino. Universidade de Cuiabá. 2018. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n2p177-180

COSCARELLI, Carla. Viana; RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2. ed. Belo Horizonte: Ceale; autêntica, 2007

FRANÇA, Cintia. Simioni.; BATTINI, Okçana. Formação de professores e politicas publicas educacionais: qual a função das tecnologias de informação e comunicação no espaço escolar? ÁGORA, Porto Alegre, Ano 6, jul/dez.2015.

KENSKI, Vani. Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.

KLEIMAN, Ângela . Os significados do letramento. Campinas, S.P.: Mercado de Letras, 1995.

LEVY. P. Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora, 2008.

LIBÂNEO, José. Carlos. Prefácio. In: GUIMARÃES, V.S. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. 5ª ed. Campinas/SP: Papirus, 2010.

LOPES, M. V. O.; SILVA, V. M.; ARAÚJO, T. L. Observation mediated by computer - professional report. Online Braz J Nurs, 2006; 5(2). DOI: https://doi.org/10.5935/1676-4285.20060296

MARTINELLI, Maria Lúcia (org): Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo, Veras Editora, 1999.

MORAN, José., MASETTO, Marcos. Tarcisio. & BEHRENS, Marilda. Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 2000.

NÓVOA, Antonio. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível: http://www.slideshare.net/mzylb/antonio-novoa-novo-livro

PACHECO, Samuel Bueno. 1997. Internet: As relações de ensino-aprendizagem no hiperespaço. Tecnologia Educacional. v.25, n.136, 137, mai/jun/jul/ago.1997.

PERRENOUD, Phelip. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

REIS, Maria. Aparecida; NANTES, Eliza Adriana. Sheuer; MACIEL, Cilene, Maria. Lima. Antunes: Letramento digital: uma investigação da teoria à prática docente de professores do estado de Mato Grosso. Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa Revista Prática Docente. v. 3, n. 1, p. 249-262, jan/jun 2018. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p249-262.id88

ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editora, 2012.

ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009

SCHEFFER Silva. da Schell, Ana. Paula, RUBIM Pedro., EVA Néri., Autonomia no processo de construção do conhecimento de alunos de enfermagem: o chat educacional como ferramenta de ensino. Revista Latino-Americana de Enfermagem [en linea] 2010, 18 (Abril-Sin mes) : [Fecha de consulta: 13 de octubre de 2018] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421932011>

SCHÖN, Donald. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:65nG8zZQNcsJ:https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4212041/mod_folder/content/0/Schwab%2520%25282016%2529%2520A%2520quarta%2520revolucao%2520industrial.pdf%3Fforcedownload%3D1+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em 10/10/2018

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TANAKA, Raquel Yurika et al . Objeto educacional digital: avaliação da ferramenta para prática de ensino em enfermagem. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 23, n. 5, p. 603-607, Oct. 2010 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-1002010000500003&lng=en&nrm=iso>. access on 11 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002010000500003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000500003

TAVARES Izaildo.; COSTA Patricia; OLIVEIJO T, F. Hipermídias para o ensino de enfermagem em ambiente digital de aprendizagem. CIET: EnPED, S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <http://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/207>. Acesso em: 15 jul. 2018.

VALENTE, José. Armando., “A Telepresença na Formação de Professores da Área de Informática em Educação: Implantando o Construcionismo Contextualizado”. Actas do IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação – RIBIE98, Brasília, CD-Rom, /trabalhos/232.pdt, 1998

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

CARVALHO COLETTO, Priscila Miranda de; BATTINI, Okçana; MONTEIRO, Edenar. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: ELEMENTOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 798–812, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p798-812.id281. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/593. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias