CONSTRUÇÃO DO TELESCÓPIO DE BAIXO CUSTO PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p242-254.id428

Palavras-chave:

Telescópio, Ensino, Material Alternativo, Astronomia

Resumo

O presente artigo descreve uma sequência didática na construção do telescópio caseiro, mostrando o passo a passo da montagem e aplicação em sala. É um trabalho que envolve licenciandos do curso de física do IFMT-Campus Confresa, e estudantes da Escola Estadual da Policia Militar Tiradentes do mesmo município. A partir dessa interação foram realizadas reuniões e grupos de estudo para a montagem do equipamento para observação de corpos celestes. Deu-se ênfase no custo do material usado na confecção da luneta e nos conceitos que poderiam ser abordados. O objetivo do estudo foi demonstrar que a busca do conhecimento na área de Física Experimental depende da vontade dos estudantes e do incentivo do docente. Além de ser um material de baixo custo, pode levar as pessoas ao conhecimento de forma simples.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovane Barbosa Aragão, IFMT

Licenciando em Física (IFMT -Campus Confresa)

Livia Kamila Oliveira Milhomem, IFMT

Licencianda em Física (IFMT -Campus Confresa)

Divino Eduardo Duarte Rodrigues, IFMT

Licenciando em Física (IFMT -Campus Confresa)

Tiana Vieira dos Santos, IFMT

Licencianda em Física (IFMT- Campus Confresa)

Referências

CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 31. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2011

DAMASCENO, Julio Cesar Gonçalves. O Ensino de Astronomia como facilitador nos processos de Ensino e Aprendizagem. Rio Grande: FURG/imef, 2016. Disponível em: <http://www1.fisica.org.br/mnpef/sites/default/files/produto_julio.pdf>.

FILHO, Kepler de Souza Oliveira. Teoria das Aberrações Óticas em Astro. Virtuous Tecnologia da Informação, 2018. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/telesc/aberracao.htm>.

FRANCISCO, Patrick. Telescópio Refletor - Site Astronomia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2013. Disponível em: <http://www.siteastronomia.com/telescopio-refletor>.

FORNER, Ricardo. Equação de Gauss - Física - Cola da Web, 2000. Virtuous Tecnologia da Informação. Disponível em: <https://www.coladaweb.com/fisica/optica/equacao-de-gauss>.

LANGUI, Rodolfo; NARD, Roberto. Educação em astronomia - repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2012.

MARQUES, Mariene dos Santos; DORES, Jorge Lúcio Rodrigues das; SILVA, Josefa Rosimere Lira-da-. A Luneta de Galileu em Pergaminho Científico, 2015. Virtuous Tecnologia da Informação. Disponível em: <https://pergaminhocientifico.wordpress.com/2015/04/27/a-luneta-de-galileu/>.

SÓ FÍSICA. Leis de Kepler . Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2019. Disponível em: <https://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/GravitacaoUniversal/lk.php>.

SOUZA, Anderson Alves. Um modelo de Telescópio de Baixo Custo e suas Aplicações. UFMG, Serra da Piedade- Caéte: Icex Física, 2006. Disponível em: <http://www.observatorio.ufmg.br/pas66.htm>.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

BARBOSA ARAGÃO, Giovane; OLIVEIRA MILHOMEM, Livia Kamila; DUARTE RODRIGUES, Divino Eduardo; VIEIRA DOS SANTOS, Tiana. CONSTRUÇÃO DO TELESCÓPIO DE BAIXO CUSTO PARA O ESTUDO DE ASTRONOMIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 242–253, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p242-254.id428. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/560. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias