A RELEVÂNCIA DO ENSINO EM DOR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLD/2018

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23011.id1514

Palavras-chave:

Dor, Ensino em dor, Livro didático

Resumo

O presente estudo baseia-se em uma pesquisa que investiga o ensino da dor baseado em evidências no Ensino Médio, nas mudanças propostas pela International Association for the Study of Pain e numa revisão de métodos mistos publicada em 2022, no BJPT - nortearam esse estudo. O objetivo da pesquisa foi verificar a importância do tema dor abordado em livros didáticos do Ensino Médio. Sendo assim, lançou-se mão de metodologia de cunho qualitativo, empreendendo-se um estudo descritivo dos livros didáticos de Biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio. A análise considerou a ausência do tópico, concluindo a necessidade da criação de uma forma didática para o ensino em dor nas salas de aula buscando mudanças de paradigma e implementação dos novos conceitos sobre o tema para divulgação do modelo biopsicossocial na formação dos adolescentes promovendo ferramentas atuais para uma condição mais ampla de cuidados em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gustavo Ferraz Cardozo, UniFOA

Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente (UniFOA)

Carlos Alberto Sanches Pereira, USP

Doutor em Biotecnologia Industrial (USP)

Referências

SOUZA, Lirani Firmo Da Costa, SILVA, Almeida Rodrigo Da, Silva; SILVA, Dionísio Souza Da; CRISPIM, Maria Sônia Da Silva; TAVARES, Marcelo Góes; PEIXOTO, Sandra Patrícia Lamenha. A neurociências e suas interfaces com a educação: a neurobiologia das emoções e sua importância no processo de ensino-aprendizagem. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - v. 5 n. 2, p. 29-40, 2019. https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/6145

ANDIAS, Rosa.; NETO, Maritza.; SILVA, Anabela G. The effects of pain neuroscience education and exercise on pain, muscle endurance, catastrophizing, and anxiety in adolescents with chronic idiopathic neck pain: a school-based pilot, randomized and controlled study. Physiotherapy Theory and Practice, v. 34, n. 9, p. 682–691, 2 set. 2018. https://doi.org/10.1080/09593985.2018.1423590

APKARIAN, Apkar Vania. Definitions of nociception, pain, and chronic pain with implications regarding science and society. Neuroscience Letters, v. 702, p. 1–2, maio 2019. https://doi.org/10.1016/j.neulet.2018.11.039

BEAR, Mark F. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 4. ed. São Paulo: Artmed, 2017.

BEVERS, Kelley. et al. The Biopsychosocial Model of the Assessment, Prevention, and Treatment of Chronic Pain. US Neurology, v. 12, n. 02, p. 98, 2016. https://doi.org/10.17925/USN.2016.12.02.98

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – Educação é a Base – Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 20 dez. 2021.

BROWN, Richard E. Why Study the History of Neuroscience? Frontiers in Behavioral Neuroscience, v. 13, p. 82, 22 maio 2019. https://doi.org/10.3389/fnbeh.2019.00082

BRUEHL, Stephen. et al. Does aerobic exercise training alter responses to opioid analgesics in individuals with chronic low back pain? A randomized controlled trial. Pain, v. Publish Ahead of Print, 15 dez. 2020. https://doi.org/10.1097/j.pan.000000000000002165

CARVALHO, Marcelle Alves. et al. A importância de ensinar resistência bacteriana no ensino médio: uma análise de livros didáticos de biologia selecionados pelo PNLEM/2018. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 653–668, 27 dez. 2019. http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p653-668.id497

CLARKE, Clare Louise.; RYAN, Comarc Gerard.; MARTIN, Denis J. Pain neurophysiology education for the management of individuals with chronic low back pain: A systematic review and meta-analysis. Manual Therapy, v. 16, n. 6, p. 544–549, dez. 2011. https://doi.org/10.1016/j.math.2011.05.003

COHEN, Stephen P.; VASE, Lene; HOOTEN, William M. Chronic pain: an update on burden, best practices, and new advances. The Lancet, v. 397, n. 10289, p. 2082–2097, maio 2021. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)00383-7

ENGEL, George L. The need for a new medical model: a challenge for biomedicine. Disponível em: https://www.urmc.rochester.edu/MediaLibraries/URMCMedia/medical-humanities/documents/Engle-Challenge-to-Biomedicine-Biopsychosicial-Model.pdf. Acesso em: maio 2021.

FORS, Andreas et al. Effects of a person‐centered approach in a school setting for adolescents with chronic pain—The HOPE randomized controlled trial. European Journal of Pain, v. 24, n. 8, p. 1598–1608, set. 2020. https://doi.org/10.1002/ejp.1614

FURIÓ-MAS, Carles. et al. Finalidades de la enseñanza de las ciencias en la Secundaria obligatoria. ¿Alfabetización científica o preparación propedéutica? Enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiencias didácticas, v. 19, n. 3, p. 365, 13 jan. 2001. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21756

GOLDBERG, Daniel S.; MCGEE, Summer J. Pain as a global public health priority. BMC Public Health, v. 11, n. 1, p. 770, dez. 2011. http://www.biomedcentral.com/1471-2458/11/770

BRASIL. Guia PNLD 2018 - Portal do FNDE. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-pnld/item/11148-guia-pnld2018. Acesso em: 30 jan. 2022.

HERMANN, Nadja. A Aprendizagem da Dor. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/xXhWkXpFvXz9Xgqywk8RNRP/?lang=pt. Acesso em: 30 jan. 2022.

JULL, Gwendolen. Biopsychosocial model of disease: 40 years on. Which way is the pendulum swinging? British Journal of Sports Medicine, v. 51, n. 16, p. 1187–1188, ago. 2017. http://dx.doi.org/10.1136/bjsports-2016-097362

LOUW, Adriaan et al. Revisiting the Provision of Pain Neuroscience Education: An Adjunct Intervention for Patients but a Primary Focus of Clinician Education. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, v. 51, n. 2, p. 57–59, fev. 2021. https://www.jospt.org/doi/10.2519/jospt.2021.9804

LOUW, Adriaan; NIJS, Jo; PUENTEDURA, Emilio J. A clinical perspective on a pain neuroscience education approach to manual therapy. Journal of Manual & Manipulative Therapy, v. 25, n. 3, p. 160–168, 27 maio 2017. https://doi.org/10.1080/10669817.2017.1323699

MACEDO, Edimar Cristiano; JUNIOR, Nelson Menolli. ANÁLISES DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: ESTUDO QUALITATIVO DE ALGUNS ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS. p. 17, [s.d.].

MARTINS, Taís Oliveira; EICHLER, Marcelo Leandro. NEUROCIÊNCIAS COGNITIVAS NO ESTUDO DO SISTEMA NERVOSO: UM OLHAR CRÍTICO POR MEIO DO LIVRO DIDÁTICO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 272, 31 ago. 2020. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1797/0

MOSELEY, G. Lorimer; BUTLER, David S. Fifteen Years of Explaining Pain: The Past, Present, and Future. The Journal of Pain, v. 16, n. 9, p. 807–813, set. 2015. https://doi.org/10.1016/j.jpain.2015.05.005

NIJS, Jo et al. Exercise therapy for chronic musculoskeletal pain: Innovation by altering pain memories. Manual Therapy, v. 20, n. 1, p. 216–220, fev. 2015. https://doi.org/10.1016/j.math.2014.07.004

NOVIKOFF, Cristina. Pesquisa qualitativa: uma abordagem teórico-metodológica na educação. p. 9, [s.d.].

PENSO, Maria Aparecida et al. A relação entre saúde e escola: percepções dos profissionais que trabalham com adolescentes na atenção primária à saúde no Distrito Federal. Saúde e Sociedade, v. 22, n. 2, p. 542–553, jun. 2013. https://doi.org/10.1590/S0104-12902013000200023

PEREIRA, Adriana Lenho DE Figueiredo. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cadernos de Saúde Pública, v. 19, n. 5, p. 1527–1534, out. 2003. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2003000500031

PINHEIRO, Regiane Machado. DE Souza; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; QUEIROZ, José Rildo DE Oliveira. As políticas públicas de livro didático no Brasil: editais do PNLD de Biologia em questão. Educar em Revista, v. 37, n. 0, 16 nov. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.81261

POLLI, Daniela; RICHETTI, Graziela Piccoli. Órgãos dos sentidos no livro didático do ensino fundamental II: uma análise fundamentada em indicadores de alfabetização científica. Olhar de Professor, v. 21. n.2. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/14182/209209211289. Acesso em: 30 jan. 2022.

RAJA, Srinivasa. N. et al. The revised International Association for the Study of Pain definition of pain: concepts, challenges, and compromises. Pain, v. 161, n. 9, p. 1976–1982, set. 2020. https://doi.org/10.1097/j.pain.0000000000001939

REZENDE, Mara Regina Kossoski Felix. A Neurociência e o Ensino-Aprendizagem em Ciências: um diálogo necessário. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazona) – Universidade do Estado de Amazonas, Manaus, Amazonas, 2008. Disponível em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/2640. Acesso em: 30 jan. 2022.

SANTOS, Raiany Pires et al. Patients should not rely on low back pain information from Brazilian official websites: A mixed-methods review. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 26, n. 1, p. 100389, jan. 2022. https://doi.org/10.1016/j.bjpt.2022.100389

SILVA, Leonardo Barbosa Da et al. Sistema nervoso humano: uma proposta didática para o ensino de biologia. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/49038. Acesso em: 25/03/2022 16:59. Acesso em: 30 jan. 2022.

SMITH, Benjamin E. et al. Musculoskeletal pain and exercise—challenging existing paradigms and introducing new. British Journal of Sports Medicine, v. 53, n. 14, p. 907–912, jul. 2019. http://dx.doi.org/10.1136/bjsports-2017-098983

VAN OOSTERWIJCK, Jessica. et al. Pain neurophysiology education improves cognitions, pain thresholds, and movement performance in people with chronic whiplash: A pilot study. The Journal of Rehabilitation Research and Development, v. 48, n. 1, p. 43, 2011. http://doi:10.1682/JRRD.2009.12.0206

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

CARDOZO, Gustavo Ferraz; PEREIRA, Carlos Alberto Sanches. A RELEVÂNCIA DO ENSINO EM DOR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLD/2018. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23011, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23011.id1514. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/156. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)