A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRODUÇÃO DO DISCURSO IDENTITÁRIO DO JOVEM NEGRO NAS AULAS DE REDAÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22103.id1744

Palavras-chave:

Ensino, Leitura, Produção de texto audiovisual

Resumo

É fato que com a evolução das práticas pedagógicas, outras formas de ensinar    e aprender vão surgindo, como a utilização das ferramentas tecnológicas como o  vídeo-minuto. A temática do vídeo-minuto relaciona-se à questão da identidade dos afrodescendentes que não expõem o que pensam sobre a situação do negro no Brasil. Assim, o objetivo foi verificar e descrever o uso do gênero digital vídeo-minuto como possibilidade de um posicionamento dos alunos afrodescendentes contra o racismo enfrentado na escola e no  cotidiano. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, com natureza qualitativa, mediante a leitura referencial e ficcional em sala de aula. Os teóricos norteadores da abordagem que sustentaram este estudo foram Bakhtin (2000), Bronckart (2007), Marcuschi (2008), Almeida (2019), Quijano (2005) e Schwarcz (1993), além da BNCC (2018). Com o desenvolvimento desta pesquisa, espera-se fomentar mais discussões  sobre o negro no Brasil, estimular a opinião dos alunos sobre seu próprio contexto.

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Biografia do Autor

Ivone Diná Ribeiro Lemes de Almeida, UNIC

Mestrado em Ensino (PPGEN/UNIC) Professora na rede estadual de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Jhonatan Thiago Beniquio Perotto, UNIC

Mestrado em Ensino (PPGEN/UNIC) Doutorando em Estudos de Linguagem (PPGEL/UFMT) Professor na rede estadual de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Josenil Araújo dos Santos, UNIC

Mestrado em Ensino (PPGEN/UNIC) Professor na rede estadual de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Lucy Ferreira Azevedo, UNIC

Doutorado em Língua Portuguesa (PUC/SP) Docente do Programa de Mestrado em Ensino (PPGEN/UNIC)

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

LEMES DE ALMEIDA, Ivone Diná Ribeiro; BENIQUIO PEROTTO, Jhonatan Thiago; ARAÚJO DOS SANTOS, Josenil; FERREIRA AZEVEDO, Lucy. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRODUÇÃO DO DISCURSO IDENTITÁRIO DO JOVEM NEGRO NAS AULAS DE REDAÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22103, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22103.id1744. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/191. Acesso em: 18 abr. 2024.