ABORDAGEM, METODOLOGIA, MÉTODO, ESTRATÉGIA, TÉCNICA OU RECURSO DE ENSINO: COMO DEFINIR A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS?

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e018.id1436

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Definições, Didática

Resumo

Com base nos pressupostos da Didática, apresentamos, neste artigo, uma discussão teórica sobre algumas definições muito utilizadas por pesquisadores na literatura, dentre elas: metodologia, método, abordagem, técnica e recursos de ensino. Descrevemos as diferenças entre esses termos e, a partir disso, realizamos uma revisão bibliográfica em teses e dissertações sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de Ciências, com o objetivo de identificar quais termos são utilizados pelos pesquisadores em suas teses e dissertações para designar a ABP nessa área. Identificamos, neste estudo, que os pesquisadores empregam termos muito variados, como: metodologia, método, abordagem, estratégia, ferramenta, entre outros. Observamos, também, a ocorrência de uso desses termos como sinônimos. Essa diversidade de denominações em um mesmo trabalho de pesquisa pode indicar incoerência teórica ou metodológica, descuido ou ainda incompreensão sobre o uso dos termos. Em decorrência disso, discutimos formas mais acertadas de designar a ABP.

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Biografia do Autor

Glessyan de Quadros Marques, PPGECEM

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/Unioeste, Campus Cascavel)

Marcia Borin da Cunha, USP

Doutora em Educação (USP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/Unioeste, Campus Cascavel)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

QUADROS MARQUES, Glessyan de; BORIN DA CUNHA, Marcia. ABORDAGEM, METODOLOGIA, MÉTODO, ESTRATÉGIA, TÉCNICA OU RECURSO DE ENSINO: COMO DEFINIR A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS?. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e018, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e018.id1436. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/268. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias