A PROPOSTA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, NAS AULAS DE QUÍMICA, POR VIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO TEMA QUÍMICO SOCIAL SABÃO NO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e060.id1086Palavras-chave:
Ensino de Química, Questões Socioambientais, Economia Solidária, SabãoResumo
O artigo relaciona Economia Solidária e Ensino de Química. Objetivou-se levantar e analisar a contribuição e a função sociopolítica da temática produção de sabão a partir do óleo reutilizável. Tomou-se por base uma Sequência Didática construída na perspectiva da interação Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS), com auxílio da metodologia construtivo-interpretativa que pressupõe participação ativa e criativa em um sistema de atividades. Desta forma, desenvolveu-se a Sequência em escola pública e trazemos a análise de uma estudante com informações levantadas por meio de complementos de frases de indutores curtos. Os resultados apontaram para a relação entre Economia Solidária relacionada a produção do sabão, com ênfase nas dimensões singulares significativas como a econômica, a social e a degradação ambiental, que remete à valorização tanto da atuação na sociedade quanto no futuro. Percebeu-se contribuições das interações temáticas propostas no sentido de conectar a dimensão conceitual às dimensões científicas, tecnológicas e sociais.
Downloads
Métricas
Referências
BOOF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNIDME, 2018.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GADOTTI, Moacir. Economia Solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. O Ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação de Mestrado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1992.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos; AULER, Décio. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora da UnB, 2011.
SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação química: compromisso com a cidadania. Ijuí, RS: Unijuí, 2010.
SBPT. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms//. Acesso em: 16 maio 2020.
MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: Avançando na Contribuição da Leitura Cultural Histórica. São Paulo: Cortez, 2017.
SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.
TACCA, Maria Carmen Vilela Rosa; GONZÁLEZ REY, Fernando. Produção de Sentidos Subjetivo: As singularidades dos Alunos no Processo de Aprender. Psicóloga Ciência, Brasília, v. 28, n. 1, p. 138-161, 2008.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.