A PROPOSTA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, NAS AULAS DE QUÍMICA, POR VIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO TEMA QUÍMICO SOCIAL SABÃO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e060.id1086

Palavras-chave:

Ensino de Química, Questões Socioambientais, Economia Solidária, Sabão

Resumo

O artigo relaciona Economia Solidária e Ensino de Química. Objetivou-se levantar e analisar a contribuição e a função sociopolítica da temática produção de sabão a partir do óleo reutilizável. Tomou-se por base uma Sequência Didática construída na perspectiva da interação Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS), com auxílio da metodologia construtivo-interpretativa que pressupõe participação ativa e criativa em um sistema de atividades. Desta forma, desenvolveu-se a Sequência em escola pública e trazemos a análise de uma estudante com informações levantadas por meio de complementos de frases de indutores curtos. Os resultados apontaram para a relação entre Economia Solidária relacionada a produção do sabão, com ênfase nas dimensões singulares significativas como a econômica, a social e a degradação ambiental, que remete à valorização tanto da atuação na sociedade quanto no futuro. Percebeu-se contribuições das interações temáticas propostas no sentido de conectar a dimensão conceitual às dimensões científicas, tecnológicas e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Creide do Nascimento Silva de Paula Azevedo, UFMT

Mestra em Ensino de Ciências Naturais (UFMT) Professora efetiva na Secretária Estadual de Educação de Mato Grosso

Mariuce Campos de Moraes, UFMT

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFMT) Professora do Departamento de Química (UFMT) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (UFMT)

Referências

BOOF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é, o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC/CONSED/UNIDME, 2018.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

GADOTTI, Moacir. Economia Solidária como práxis pedagógica. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

GONZÁLEZ REY, Fernando. Subjetividade e saúde: superando a clínica da patologia. São Paulo: Cortez, 2011.

SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos. O Ensino de Química para formar o cidadão: principais características e condições para a sua implantação na escola secundária brasileira. Dissertação de Mestrado em Educação – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1992.

SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos; AULER, Décio. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. Brasília: Editora da UnB, 2011.

SANTOS, Wilson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação química: compromisso com a cidadania. Ijuí, RS: Unijuí, 2010.

SBPT. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Disponível em: https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms//. Acesso em: 16 maio 2020.

MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina; GONZÁLEZ REY, Fernando. Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: Avançando na Contribuição da Leitura Cultural Histórica. São Paulo: Cortez, 2017.

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.

TACCA, Maria Carmen Vilela Rosa; GONZÁLEZ REY, Fernando. Produção de Sentidos Subjetivo: As singularidades dos Alunos no Processo de Aprender. Psicóloga Ciência, Brasília, v. 28, n. 1, p. 138-161, 2008.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

SILVA DE PAULA AZEVEDO, Creide do Nascimento; CAMPOS DE MORAES, Mariuce. A PROPOSTA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, NAS AULAS DE QUÍMICA, POR VIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO TEMA QUÍMICO SOCIAL SABÃO NO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e060, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e060.id1086. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/348. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias