ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES DISCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e064.id1144

Palavras-chave:

Licenciatura em Ciências Biológicas, Formação de professores, Iniciação à docência

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender as perspectivas dos licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, localizada na cidade de Fortaleza-CE, diante do processo de formação de professores realizado no desenvolvimento do Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A pesquisa, com abordagem qualitativa e uso de questionários, foi realizada com dezesseis estagiários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que a maioria dos estagiários relataram ter uma boa relação com o professor supervisor escolar e o orientador da universidade, e expuseram que o direcionamento dado por eles contribuiu de forma positiva para sua formação como futuro docente. Afirmaram também apresentar grandes dificuldades em trabalhar com alunos com deficiência. Portanto, é necessário abordar com mais intensidade a inclusão escolar durante as aulas presenciais de estágio.

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Biografia do Autor

Jaírla Bianca Aires Praciano, IFCE

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE) Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Natália Velloso Fontenelle Camelo Rodrigues, UECE

Mestre em Ciências Fisiológicas (UECE) Docente da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Ceará (SEDUC – CE)

Raphael Alves Feitosa, UFC

Doutorado em Educação (UFC) Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Docente da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE) e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

AIRES PRACIANO, Jaírla Bianca; FONTENELLE CAMELO RODRIGUES, Natália Velloso; ALVES FEITOSA, Raphael. ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: PERSPECTIVAS E REFLEXÕES DISCENTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e064, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e064.id1144. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/352. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias