SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O ESTUDO DE CONCEITOS FÍSICOS PARA APRENDIZAGEM DA LEI DO MOVIMENTO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1683-1700.id903

Palavras-chave:

Ensino de Física, Inércia, Subsunçor, Ensino Médio, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho refere-se a uma sequência didática, baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A sequência foi aplicada em turmas do ensino médio, no período noturno, em uma escola pública do município de Amargosa, na Bahia, dividida em três momentos (introdução de organizadores prévios, atividade principal e discussão). O objetivo deste trabalho foi de levantar discussões, por meio de uma sequência de ensino, para favorecer uma aprendizagem significativa acerca da primeira lei de Newton com a utilização de materiais manipuláveis. A questão central investigada nessa sequência didática concentrou-se no seguinte aspecto: é possível aprender sobre a primeira lei do movimento por meio da contextualização de conceitos físicos e através de uma abordagem com a utilização de material manipulável? A metodologia seguiu os parâmetros da abordagem qualitativa segundo Bogdan e Biklen (1994). Os resultados apresentados mostraram evidências de subsunçores para a compreensão da lei do movimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel de Jesus Melo dos Santos, UESB

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UESB) Professor no Colégio Estadual Pedro Calmon (CEPC)

Referências

ALONSO, Marcelo; FINN, Edward. Física: Um Curso Universitário. v. 1, 10 ed. Edgard Blücher, 2004.

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.

BALOLA, Raquel. Princípios Matemáticos da Filosofia Natural: A lei de inércia. 2010. 119 f. Tese de mestrado em estudos clássicos - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2010. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/5363. Acesso em:15 de mar 2020.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

BOSS, Sergio Luiz Bragatto. Ensino de eletrostática: a história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunçores. 2009. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/90852. Acessado em: 18 de fev 2019.

COHEN, Isaac Bernard; WESTFALL, Richard. Newton: textos, antecedentes, comentários. Tradução de Vera Ribeiro. 1ª ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, Contraponto, 2002.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, v. 45, Pelotas, 2013.

FIOLHAIS, Carlos; TRINDADE, Jorge. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 257-258, set. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1806-11172003000300001

GIORDAN, Marcelo; GUIMARÃES, Yara; MASSI, Luciana. Uma análise das abordagens investigativas de trabalhos sobre sequências didáticas: tendências no ensino de ciências. VIIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2011, Campinas. Anais... Campinas, UNICAMP, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0875-3. Acessado em: 15 set. 2018.

LUZ, Antonio Máximo Ribeiro da; ALVARENGA, Beatriz. Física: volume único. São Paulo: Scipione, 2007.

NEWTON, Isaac. Principia: Princípios Matemáticos de Filosofia Natural. 1. ed. São Paulo - SP: Editora da USP, p. 448, 2008.

PEREIRA, Denis Rafael de Oliveira; AGUIAR, Oderli. Ensino de Física no Nível Médio: Tópicos de Física Moderna e Experimentação. Revista Ponto de Vista, vol. 3, p. 65-81, 2006.

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. A Dificuldade da Matemática no Dizer do Aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Educação & realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 761-779, 2011.

TORRES, Carlos Magno; FERRARO, Nicolau Gilberto; SOARES, Paulo Antonio de Toledo; PENTEADO, Paulo Cesar Martins. Física: Ciência e Tecnologia, 3 ed. São Paulo: Moderna, 2013.

ZANETIC, João. Dos “principia” da mecânica aos “principia” de Newton. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 5, Número Especial, p. 23-35, 1988.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

MELO DOS SANTOS, Daniel de Jesus. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O ESTUDO DE CONCEITOS FÍSICOS PARA APRENDIZAGEM DA LEI DO MOVIMENTO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1683–1700, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1683-1700.id903. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/393. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias