CRIANDO, CONTANDO E (EN)CANTANDO: COMPOSIÇÕES DE INTERAÇÃO POÉTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1612-1626.id856

Palavras-chave:

Leitura, Poema, Ensino, Interação

Resumo

O presente artigo é resultado de uma prática docente realizada junto ao projeto intitulado “Sarau literomusical: poesia, arte e música”, que aconteceu no âmbito da componente curricular de Língua Portuguesa no segundo semestre letivo do ano de 2019, no Colégio da Polícia Militar, Palmas, estado do Tocantins. Nesse sentido, o nosso objetivo é apresentar considerações relevantes acerca do Sarau, discutir sobre a postura investigativa e crítica do aluno e propor uma reflexão sobre a ampliação das práticas pedagógicas, via projetos, fortalecidos na participação e autoria dos envolvidos. Assim, o estudo apresenta o gênero textual poema como suporte central e articulador das atividades de ensino. O percurso vivenciado proporcionou um rico processo de ensino-aprendizagem que resultou no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o trabalho docente: planejamento, pesquisa e momentos de ponderações críticas. Trataremos aqui de um evento que aborda os mecanismos de leitura, escrita, criação e exposição de poemas.

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Biografia do Autor

Ricardo Ferreira de Sousa, UFT

Mestrando em Letras (UFT) Especialista em Linguística Aplicada na Educação (UCAM)

Neila Nunes de Souza, UFT

Doutora em Educação (UnB) Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

FERREIRA DE SOUSA, Ricardo; NUNES DE SOUZA, Neila. CRIANDO, CONTANDO E (EN)CANTANDO: COMPOSIÇÕES DE INTERAÇÃO POÉTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1612–1626, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1612-1626.id856. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/415. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias