POESIA E MEMÓRIA IDENTITÁRIA AFRO-BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22108.id1751

Palavras-chave:

Ensino, Letramento literário, Memória identitária, Poesia

Resumo

A escola, espaço de formação, é responsável por oportunizar uma educação que respeite a diversidade étnico-racial. Dessa forma, este artigo objetivou refletir sobre as práticas sociais de usos da linguagem poética afro-brasileira, a fim de proporcionar experiências que valorizem a leitura e a escrita como forma de expressão no mundo e de exercício da cidadania. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, desenvolvida em junho de 2021, por meio de uma Sequência Básica, de Rildo Cosson (2006), com enfoque no poema “Vozes mulheres”, de Conceição Evaristo, tendo como público estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Campo Verde-MT. Por fim, os resultados evidenciaram que houve mudanças significativas no processo de compreensão, leitura e produção do gênero poema, a partir da construção de sentidos do texto, bem como estimulou o resgate da memória e da identidade negra dos participantes.

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Biografia do Autor

Leônia Souza de Paula, UNIC

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC) Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Epaminondas de Matos Magalhães, IFMT

Doutor em Letras (PUC-RS) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL/UNEMAT)

Marcos Aparecido Pereira, IFMT

Doutor em Estudos Literários (PPGEL/Unemat) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino (PPGEn)

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Publicado

24.11.2022

Como Citar

SOUZA DE PAULA, Leônia; MATOS MAGALHÃES, Epaminondas de; APARECIDO PEREIRA, Marcos. POESIA E MEMÓRIA IDENTITÁRIA AFRO-BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. Especial, p. e22108, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22108.id1751. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/196. Acesso em: 2 maio. 2024.