MAPEAMENTO SOBRE O TEMPO E SUAS INFLUÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2000-2019)

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1646-1665.id851

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Tempo, Revisão

Resumo

As pesquisas sobre a organização do tempo nas aulas de Educação Física escolar parecem incipientes. O presente estudo teve como objetivo geral identificar como a produção científica na área da Educação Física tem tratado o tema sobre gerenciamento do tempo e seus desdobramentos nas estratégias metodológicas e didáticas nas aulas de Educação Física escolar. Trata-se de um estudo de revisão de abordagem qualitativa. Para a composição do escopo de pesquisa foram utilizados periódicos nacionais pré-estabelecidos, sendo recorte temporal do ano 2000 até 07/2019. Foram encontrados 55 artigos relacionados ao tempo e às suas influências. Os eixos prática pedagógica e motivação foram os que tiveram a maior concentração de estudos, enquanto os eixos competência e tempo apresentaram uma certa incipiência. O estudo contribui de modo a apresentar os tópicos menos explorados, apontando caminhos escassos passíveis de maior investimento do setor científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Victor de Mello Avelino, UFPR

Mestrando em Educação (UFPR)

Letícia Cristina Lima Moraes, UFPR

Mestranda em Educação Física (UFPR)

Letícia Godoy, UFPR

Doutora em Educação Física (UFPR)

Cristina Carta Cardoso de Medeiros, UFPR

Doutora em Educação (UFPR)

Referências

BATISTA, Cleyton; MOURA, Diego Luz. Princípios metodológicos para o ensino da educação física escolar: o início de um consenso. Journal of Physical Education, v. 30, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/41531 DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3041

BELMONT, Raquel Saraiva; OSBORNE, Renata; DOS SANTOS LEMOS, Evelyse. A sala de aula invertida na Educação Física escolar. Motrivivência, v. 31, n. 59, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e57708 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57708

BELTRÃO, Fernanda Barroso; MACÁRIO, Nilza Magalhães. O bom professor de educação física: visão do estado, visão do aluno. Motriz: Revista de Educação Física–UNESP, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 81-87, 2000. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/06n2/Beltrao.pdf

BENTO, Lilian Carla Moreira; RIBEIRO, Romes Dias. As aulas de educação física na concepção dos alunos de 5ª a 8ª series do ensino fundamental da cidade de Indianópolis-MG. Motrivivência, v. 20, n. 31, p. 354-368, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2008n31p354 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p354

BOSSLE, Fabiano. Planejamento de ensino na educação física-uma contribuição ao coletivo docente. Movimento, v. 8, n. 1, p. 31-39, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2635 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2635

BRACHT, Valter et al. A prática pedagógica em Educação Física: a mudança a partir da pesquisa-ação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23, n. 2, 2002. Disponível em: http://www.oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/view/267

BRACHT, Valter et al. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, v. 17, n. 2, p. 11-34, 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.19280

CAETANO, Angélica; JANUÁRIO, Carlos. Motivação, teoria das metas discentes e competência percebida. Pensar a Prática, v. 12, n. 2, 2009. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/5891 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.5891

CAPARROZ, Fernando Eduardo; BRACHT, Valter. O tempo e o lugar de uma didática da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, p. 21-37, 2007. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/53

CHICATI, Karen Cristina. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Journal of Physical Education, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3799

CORREIA, Rodrigo Nuno Peiró; FERRAZ, Osvaldo Luiz. Competências do professor de educação física e formação profissional. Motriz. v.16, n.2, p. 281-291, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n2p281 DOI: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n2p281

COSTA, Bruno Oliveira; HENRIQUE, José; DA SILVA FERREIRA, Janaína. Percepções pessoais de uma professora de educação física em início de carreira. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 12, n. 1, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/5094

COUTINHO, Renato Xavier et al. Análise da produção de conhecimento da Educação Física brasileira sobre o cotidiano escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 17, 2012. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2012.v9.300

DA COSTA, Luciane Cristina Arantes; DO NASCIMENTO, Juarez Vieira. Prática pedagógica de professores de Educação Física: conteúdos e abordagens pedagógicas. Journal of Physical Education, v. 17, n. 2, p. 161-167, 2006. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3336

DA COSTA, Luciane Cristina Arantes; DO NASCIMENTO, Juarez Vieira. O “bom” professor de Educação Física: possibilidades para a competência profissional. Journal of Physical Education, v. 20, n. 1, p. 17-24, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3883 DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v20i1.3883

DA COSTA, Thaís Aragão; TOIGO, Adriana Marques. Estudo comparativo sobre o aproveitamento do tempo nas aulas de educação física escolar em uma escola da rede pública estadual e em um programa de atividade física extraclasse da rede pública municipal da cidade de Canoas, Brasil. Pensar a Prática, v. 15, n. 4, 2012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/15845 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.15845

DA SILVA SOUZA, Maristela. Didática da educação física escolar e o processo lógico de apreensão do saber. Movimento, v. 13, n. 3, p. 181-199, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3578 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3578

DA SILVA, Junior Vagner Pereira. Prática pedagógica em educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Pensar a Prática, v. 16, n. 1, 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/16421 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.16421

DA SILVA, Rafael Bernardo et al. A educação física escolar em Maringá: experiências de ensino-aprendizagem no cotidiano das aulas. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, 2007. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/56

DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16551

DART, Eli et al. The science dmz: A network design pattern for data-intensive science. Scientific Programming, v. 22, n. 2, p. 173-185, 2014. DOI: https://doi.org/10.1155/2014/701405

DE ALMEIDA, Luciano; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Professoras de educação física: duas histórias, um só destino. Movimento, v. 13, n. 2, p. 13-35, 2007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3542 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3542

DE ARAÚJO, Samuel Nascimento. O tempo e o espaço da educação física em escolas da rede municipal de Guarani das Missões/RS. Motrivivência, n. 39, p. 25-34, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2012v24n39p25 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2012v24n39p25

DE BARROS, André Minuzzo; DARIDO, Suraya Cristina. Práticas pedagógicas de dois professores mestres em educação física escolar e o tratamento da dimensão conceitual dos conteúdos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, n. 1, p. 61-75, 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16711

DE CARVALHO, Taynara Franco; DE SOUZA NETO, Samuel. A análise de práticas no campo da Educação Física escolar. Pensar a Prática, v. 22, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/52978 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.52978

DE OLIVEIRA, Andreia Camila; DOS SANTOS SILVA, Sheilla Aparecida Pereira. Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física. Journal of Physical Education, v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245 DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v29i1.2950

DE RESENDE, Helder Guerra; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; MOURA, Diego Luz. Caracterização dos modelos de estruturação das aulas de educação física. Motriz - UNESP, v.15, n.1, p. 37-49, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2003

DE SIQUEIRA FARIAS, Uirá et al. Educação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência, v. 31, n. 58, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55270 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55270

DE SOUZA, Aécio Gomes; DOS SANTOS FREIRE, Elisabete. Planejamento participativo e Educação Física: envolvimento e opinião dos alunos do Ensino Médio. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 3, 2008. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1486

DE SOUZA CAVALCANTI, Rosiris Pereira. Apropriação e produção de conhecimentos na prática de ensino do professor de Educação Física: um relato de experiência. Pensar a Prática, v. 4, p. 123-134, 2001. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/81 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v4i0.81

DOS SANTOS, Josivana Pontes et al. Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes. Journal of Physical Education, v. 30, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42064 DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i13028

FERREIRA, Norma Sandra de Almeira. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação e Sociedade, Campinas, ano XVIII, no. 79, p. 257-272, agosto 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

FILGUEIRAS, Isabel Porto; GARCIA, Karine Amado. Empenho do adulto e envolvimento da criança: indícios de aprendizagem significativa em aulas de educação física? Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 15, n. 2, 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/11468

FOLLE, Alexandra; POZZOBON, Maria Elizete; BRUM, Carina Fátima. Modelos de ensino, nível de satisfação e fatores motivacionais presentes nas aulas de Educação Física. Journal of Physical Education, v. 16, n. 2, 2005. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3386

FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar: Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GALVÃO, Zenaide. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 1, n. 1, 2002. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1350

GUERRA, Isabel Cristina. Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Sentido e formas de uso, Estoril, Principia Editora, 2006.

GRAHAM, George; HOLT, Shirley Ann; PARKER, Melissa. Children moving: a reflective approach to teaching physical education. Mountain View, Ca: Mayfield, 1992.

JUNIOR, Joaquim Martins. O professor de educação física e a educação física escolar: como motivar o aluno? Journal of physical education, v. 11, n. 1, p. 107-117, 2000. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3805

LOPES, Marcia Regina Sousa et al. A prática do planejamento educacional em professores de educação física: construindo uma cultura do planejamento. Journal of Physical Education, v. 27, n. 1, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/30193 DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2748

MALCOLM, Dominic. Sport and sociology. Routledge, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203857441

MARANTE, Wallace Oliveira; FERRAZ, Osvaldo Luiz. Clima motivacional e educação física escolar: relações e implicações pedagógicas. Motriz - UNESP, v.12, n.6, p. 201-216, 2006. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/139

MARTINS, Ana Beatriz Rizzotti; DOS SANTOS FREIRE, Elisabete. O envolvimento dos alunos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a prática, v. 16, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/19222 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19222

MENUCHI, Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro; NETO, Benjamin Faro Buente. A relação entre os alunos com dificuldades de coordenação motora e a participação nas aulas de educação física em uma escola de Ilhéus (BA). Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 13, n. 2, 2014. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/4208

MERIDA, Marcos. et al. Educação física no ensino médio: motivos que levam as alunas a não gostarem de participar das aulas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 2, 2006. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1288

MINELLI, Daniela Schwabe et al. O estilo motivacional de professores de Educação Física. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, n. 3, p. 598-609, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1980-6574.2010v16n3p598 DOI: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n3p598

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por escrito, v. 5, n. 2, p. 154-164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

NETO, Alvaro Rego Millen et al. Evasão escolar e o desinteresse dos alunos nas aulas de Educação Física. Pensar a Prática, v. 13, n. 2, 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/7559

PAIANO, Ronê. Possibilidades de orientação da prática pedagógica do professor de educação física: situações de desprazer na opinião dos alunos. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 5, n. 1, 2006. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1301

PAIXÃO, Jairo Antônio et al. A prática do bom professor na formação inicial: uma análise na perspectiva de acadêmicos do curso de licenciatura em educação física. Pensar a Prática, v. 21, n. 4, 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/49712 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.49712

PALAFOX, Gabriel Humberto Munoz. Planejamento coletivo do trabalho pedagógico da Educação Física-PCTP/EF como sistemática de formação continuada de professores: a experiência de Uberlândia. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 10, n. 1, p. 113-131, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2828 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2828

PERFEITO, Roger Barreto. et al. Avaliação das aulas de Educação Física na percepção dos alunos de escolas públicas e particulares. Journal of Physical Education, v. 19, n. 4, p. 489-499, 2008. Disponível em: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6009 DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v19i4.6009

PIZANI, Juliana et al. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 38, n. 3, p. 259-266, 2016. Disponível em: http://www.oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/RBCE/article/view/1770 DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.010

QUEIROZ, Daniel Rocha et al. Efeito da participação em aulas de educação física escolar sobre indicadores de crescimento, composição corporal e aptidão neuromotora em crianças. Pensar a Prática, v. 20, n. 4, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/43588 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43588

REZER, Ricardo. Conhecimento, prática pedagógica e educação física: aproximações com o campo da didática. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 21, n. 3, p. 803-814, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/50983 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.50983

SANCHOTENE, Mônica Urroz; MOLINA NETO, Vicente. Habitus profissional, currículo oculto e cultura docente: perspectivas para a análise da prática pedagógica dos professores de educação física. Pensar a prática. Goiânia. Vol. 9, n. 2 (jul. dez. 2006), p. 267-280, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/173 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.173

SANCHOTENE, Mônica Urroz; MOLINA NETO, Vicente. Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 3, p. 447-458, 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115 DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000300011

SANTOS, Ivan Luis. et al. As percepções e os significados para os estagiários de Educação Física em relação à indisciplina na escola. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 14, n. 3, p. 117-137, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2976 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2976

SCHERER, Alexandre; MOLINA NETO, Vicente. O conhecimento pedagógico do professor de Educação Física da escola pública no Rio Grande do Sul-uma etnografia em Porto Alegre. Movimento, v. 7, n. 13, p. 71-80, 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/11786 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.11786

SOUZA, Vânia de Fátima Matias et al. Da ação pedagógica à mudança da prática docente: os jogos e as brincadeiras em uma experiência com o Ensino Médio. Pensar a Prática, v. 20, n. 1, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/41125 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.41125

TERRA, Dinah Vasconcellos. Orientação do trabalho colaborativo na construção do saber docente: a perspectiva do planejamento coletivo do trabalho pedagógico (PCTP). Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 10, n. 1, p. 157-179, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2831 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2831

TOIGO, Adriana Marques. Níveis de atividade física na educação física escolar e durante o tempo livre em crianças e adolescentes. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1282

VIAN, Fernando et al. Nível de intensidade nas aulas de educação física do ensino fundamental. Pensar a Prática, v. 22, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/50582 DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.50582

WITTIZORECKI, Elisandro Schultz; MOLINA NETO, Vicente. O trabalho docente dos professores de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 11, n. 1, p. 47-70, 2005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2861 DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2861

Downloads

Publicado

30.12.2020

Como Citar

MELLO AVELINO, João Victor de; LIMA MORAES, Letícia Cristina; GODOY, Letícia; CARDOSO DE MEDEIROS, Cristina Carta. MAPEAMENTO SOBRE O TEMPO E SUAS INFLUÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS PERIÓDICOS BRASILEIROS (2000-2019). Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 3, p. 1646–1665, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1646-1665.id851. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/417. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias