FORMAÇÃO DOCENTE: O PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1234-1255.id796

Palavras-chave:

Formação de professores, Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo tem por objetivos analisar o perfil de um grupo de professores que lecionam Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em uma rede municipal da Bahia, classificando-o de acordo com os indicadores de adequação da formação docente e discutir indicativos de uma formação compatível pedagogicamente com a etapa de ensino em discussão. Em uma abordagem qualitativa, apresentam-se e discutem-se dados de uma pesquisa de mestrado sobre Desenvolvimento Profissional. A análise foi construída com base em cinco categorias de adequação da formação. Como resultados foram encontrados 53 dos 67 docentes pesquisados com formação diversa da adequada para a área na qual estão atuando e predominância de pedagogos entre os professores que lecionam Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Andrea Ribeiro, UESC

Mestre em Educação em Ciências (PPGEC/UESC) Coordenadora Pedagógica (SEDUC/BA)

Luciana Sedano, FEUSP

Doutora em Educação (FEUSP) Professora Titular (DCIE/UESC)

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Publicado

31.08.2020

Como Citar

RIBEIRO, Andrea; SEDANO, Luciana. FORMAÇÃO DOCENTE: O PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 1234–1255, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1234-1255.id796. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/458. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias