O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA - PONTES E LACERDA - MT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380

Palavras-chave:

Resoluções de Problemas, GeoGebra, Educação de Jovens e Adultos - EJA, PROEJA, Etnomatemática, Tecnologias Digitais

Resumo

Este trabalho apresenta uma prática de ensino realizada com os alunos da turma do 4º semestre do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Na prática, foram realizadas construções de funções do 1º grau e foi apresentado aos alunos quatro questões matemáticas sobre esse conteúdo que se relacionassem com as experiências de vida deles. Para isso, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e buscou discutir a importância da Resolução de Problemas e da Etnomatemática, por meio de atividades com tecnologias digitais, nessa turma do PROEJA. Os alunos mostraram interesse nas práticas envolvendo as tecnologias digitais e nas questões apresentadas em sala de aula, conseguindo perceber a aplicação prática do conteúdo em situações cotidianas da vida. Como resultado dessa prática, destaca-se a importância de o docente reconhecer e aproveitar os saberes dos estudantes dessa modalidade de ensino, nas atividades de sala de aula, assim como o ensino da Matemática, por meio da resolução de problemas contextualizados e criados com o auxílio do software GeoGebra.

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Biografia do Autor

Fabio Antunes Brun de Campos, UNEMAT

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM-UNEMAT) Professor de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)

Fabíola de Souza Leal Antunes, UNEMAT

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)

Cláudia Landin Negreiros, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM-UNEMAT)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

BRUN DE CAMPOS, Fabio Antunes; SOUZA LEAL ANTUNES, Fabíola de; LANDIN NEGREIROS, Cláudia. O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA - PONTES E LACERDA - MT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 96–113, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/549. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias