O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA - PONTES E LACERDA - MT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380

Palavras-chave:

Resoluções de Problemas, GeoGebra, Educação de Jovens e Adultos - EJA, PROEJA, Etnomatemática, Tecnologias Digitais

Resumo

Este trabalho apresenta uma prática de ensino realizada com os alunos da turma do 4º semestre do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Na prática, foram realizadas construções de funções do 1º grau e foi apresentado aos alunos quatro questões matemáticas sobre esse conteúdo que se relacionassem com as experiências de vida deles. Para isso, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e buscou discutir a importância da Resolução de Problemas e da Etnomatemática, por meio de atividades com tecnologias digitais, nessa turma do PROEJA. Os alunos mostraram interesse nas práticas envolvendo as tecnologias digitais e nas questões apresentadas em sala de aula, conseguindo perceber a aplicação prática do conteúdo em situações cotidianas da vida. Como resultado dessa prática, destaca-se a importância de o docente reconhecer e aproveitar os saberes dos estudantes dessa modalidade de ensino, nas atividades de sala de aula, assim como o ensino da Matemática, por meio da resolução de problemas contextualizados e criados com o auxílio do software GeoGebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabio Antunes Brun de Campos, UNEMAT

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM-UNEMAT) Professor de Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)

Fabíola de Souza Leal Antunes, UNEMAT

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT)

Cláudia Landin Negreiros, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECEM-UNEMAT)

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia R. da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática – sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Base. Programa de Integração da Educação Profissional técnica de nível médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. SETEC. Brasília, 2007.

COSTA FILHO, José Vinicius da; COSTA, José Vinicius da; COSTA, Lyssa Gonçalves. A prática docente dos cursos PROEJA no IFMT – Campus Cuiabá: uma perspectiva dos burocratas de nível de rua. Revista Prática Docente (RPD), Confresa, v. 2, n. 1, p. 82- 96, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.23926/rpd.v2i1.45>. Acesso em: 05 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.23926/rpd.v2i1.45

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. O Programa etnomatemática: uma síntese. Revista Acta Scientiae, São Paulo, v.10, n.1, p. 7 – 21, 2008. Disponível em: <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/74 >. Acesso em: 02 mar. 2019.

FERREIRA, Nilton Cezar; PEREIRA, Júlio Cézar Santos; LEMOS, Glen Cézar. Heurísticas de resolução de problemas: aspectos do ensino sobre resoluções de problemas de matemática. Coinspiração, Barra do Bugres, v.1, n.1, p. 106-120, 2018. Disponível em: <http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/15>. Acesso em: 02 mar. 2019.

FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio. Enunciados de tarefas de matemática baseados na perspectiva da educação matemática realística. Bolema, São Paulo, v. 28, n. 52, p. 452-472, 2015. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8875>. Acesso em: 05 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n52a02

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias; BANDEIRA Francisco de Assis. A resolução de problemas como método de ensino: uma proposta à luz da etnomatemática. VI Congresso Internacional de Educação Matemática. Ulbra, Canoas, Rio Grande do Sul, p. 639-643, 2013. Disponível em: <http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/643/39>. Acesso em: 02 mar. 2019.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas-SP: Papirus, 2014.

LOPES JÚNIOR, Geraldo. Geometria dinâmica com o GeoGebra no ensino de algumas funções. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, 2013. Disponível em: <http://www.locus.ufv.br/bitstream/handle/123456789/5877/texto%20completo.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 02 mar. 2019.

MARCONDES, Nilsen Aparecida Vieira; BRISOLA, Elisa Maria Andrade. Análise por triangulação de métodos: um referencial para pesquisas qualitativas. Univap. São José dos Campos, v. 20, n, 35, p. 201-208, 2014. DOI: https://doi.org/10.18066/revunivap.v20i35.228

MOLL, Jaqueline (Org.). Educação de jovens e adultos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

MOREIRA, Priscila Rezende. Evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA na rede federal de educação profissional e tecnológica de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2012.

NASCIMENTO, Igor Alvarenga da Silva. Funções exponenciais no ensino médio: teoria e aplicações. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional). Universidade Federal do Rio de Janeiro – PROFMAT. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: <http://www.repositoriobc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11250/MMat%20052016.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 02 mar. 2019.

PEREIRA, Maria Izabel da Costa. Diálogos entre a etnomatemática e resolução de problemas na EJA. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2017.

ROSA, Milton; OREY, Daniel C. A Modelagem como um ambiente de aprendizagem para a conversão do conhecimento matemático. Bolema. São Paulo, v.26, n. 42A, p. 261-290, 2012. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5805/4428>. Acesso em: 02 mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-636X2012000100012

ROSA, Milton; OREY, Daniel C., Abordagens atuais do programa etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica. Bolema. São Paulo, v.19, n. 26, p. 1-26, 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1851>. Acesso em: 02 mar. 2019.

SHIROMA, Eneida Oto; LIMA FILHO, Domingos Leite. Trabalho docente na educação profissional e tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, v. 32, n. 116, p. 725-743, 2011. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/873/87320975007.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300007

TUZZO, Simone Antoniaci; BRAGA, Claudomilson Fernandes. O processo de triangulação da pesquisa qualitativa: metafenômeno como gênese. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo, v.4, n.5, p. 140-158, 2016.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

BRUN DE CAMPOS, Fabio Antunes; SOUZA LEAL ANTUNES, Fabíola de; LANDIN NEGREIROS, Cláudia. O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA - PONTES E LACERDA - MT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 96–113, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/549. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias