A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182

Palavras-chave:

Sensibilização, Conservação, Ensino-aprendizagem

Resumo

O uso da taxidermia de animais mortos por atropelamento, como instrumento de ações na educação ambiental conservacionista, possibilita uma maior amplitude no aprendizado, inclusive de acadêmicos de nível superior. Esse trabalho visou desenvolver o processo de taxidermia junto a acadêmicos do curso de ciências biológicas. Os trabalhos ocorreram no dia 02 de novembro de 2013 no Instituto Federal de Rondônia, campus Colorado do Oeste. Foram usados três espécimes de primatas da espécie Cebus apella e Mico melanurus encontrados mortos por atropelamento na BR 435. O procedimento consistiu em divisão de grupos de 10 acadêmicos e retirada da pele dos animais em laboratório e posteriormente o trabalho de lavagem e secagem, como também a montagem das peles em condições semelhantes ao animal vivo. Os resultados denotam o aprendizado de uma técnica de importância no processo de alfabetização científica. Também foi possível verificar o estado clínico que desencadeou a morte dos animais e a realização de discussões sobre a importância das espécies e dos impactos ocasionados pelo trânsito de veículos pelas rodovias. Os acadêmicos envolvidos poderão utilizar dos conhecimentos adquiridos no futuro para o processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos do nível médio, em um processo multidisciplinar, que permite a sensibilização ambiental e incluir a discussão da conservação da natureza.

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Biografia do Autor

Sérgio Gomes da Silva, IFMT

Doutorando em Ciências Ambientais (UNEMAT) Professor na Instituição (IFMT)

Francimeire Fernandes Ferreira, IFMT

Doutoranda em Ecologia e Conservação (UNEMAT) Pesquisadora Colaboradora (IFMT)

Marco Rodrigo de Souza, IFRO

Especialista em Ecologia e Conservação (FACIMED) Professor na Instituição (IFRO)

Larissa Ferraz Bedôr Jardim, UFV

Mestre em Medicina Veterinária (UFV) Professora na Instituição (IFRO)

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Publicado

26.06.2018

Como Citar

GOMES DA SILVA, Sérgio; FERNANDES FERREIRA, Francimeire; RODRIGO DE SOUZA, Marco; BEDÔR JARDIM, Larissa Ferraz. A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 208–216, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/610. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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