Letramento visual, crítico e estatístico: Leitura de gráficos com estudantes do 2º ano do Ensino Médio

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24010.id870

Palavras-chave:

Ensino, Letramento visual, Multiomodalidade, Gr´áficos estatísticos

Resumo

A sociedade moderna tem aproximado a escola de um mundo cada vez mais dinâmico e digital, gerando, como consequência, transformações no modo de ensinar e aprender. Daí a necessidade de desenvolver uma leitura além da sala de aula e de diferentes linguagens ou formas de apresentação. Exemplo disso é o gênero gráfico. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é apresentar a contribuição do letramento multimodal na compreensão de gráficos estatísticos por alunos do Ensino Médio nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa quanti-quali com características da pesquisa-ação, por meio de oficinas no período de abril a maio de 2023, no município de Rondonópolis-MT. A partir dos resultados obtidos, foi possível comprovar que trabalhar com gráficos nas aulas de Língua Portuguesa contribui de modo significativo para a compreensão dos alunos acerca desse gênero, o que possibilita uma apropriação competente, evidenciando a relevância da escola em atividades que visem ao letramento, sobretudo, o crítico.

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Biografia do Autor

Elizabeth Keli Brilhadori, Governo do Estado de Mato Grosso

Mestranda em Ensino (UNIC/IFMT)

Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca Voltolini, Universidade de Cuiabá

Pós-doutorado (UFMT). Doutora em Comunicação Social (Universidade Metodista de São Paulo).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - Unic/IFMT)

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Publicado

20.04.2024

Como Citar

BRILHADORI, Elizabeth Keli; VOLTOLINI, Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca. Letramento visual, crítico e estatístico: Leitura de gráficos com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24010, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24010.id870. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/870. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias