APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p469-488.id500

Palavras-chave:

Monitoria, Produto educacional, História em quadrinhos, Ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma História em Quadrinhos (HQ) como ferramenta educacional de aperfeiçoamento do Programa de Monitoria do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. A monitoria como ferramenta pedagógica, na vida acadêmica dos alunos tem sido estudada e discutida como formação unitária, tornando-os sujeitos ativos e colaborativos no processo de ensino-aprendizagem. O uso da HQ dinamiza a apresentação de temas diversos e se torna eficaz ao focar no público-alvo do Programa de Monitoria. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2018 e 2019, a partir de uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos por meio da aplicação de questionários e entrevistas aos alunos, professores e equipe pedagógica do Campus Ceres. Os resultados indicaram a relevância do Programa de Monitoria na dinamização do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, sua contribuição para a permanência e o êxito escolar. Assim, elaborou-se a HQ intitulada “A Importância da Monitoria” visando chamar a atenção de professores e alunos para a participação no programa, destacando as possibilidades de desenvolvimento pessoal das partes envolvidas e atentando para os problemas que se apresentam no percurso. Esta HQ mostrou-se uma importante ferramenta pedagógica para a melhoria das monitorias do IF Goiano - Campus Ceres.

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Biografia do Autor

Clécia Messias de Sousa, UFG

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IF Goiano/Campus Morrinhos)

José Carlos Moreira de Souza

Doutor em Educação (UFG) rofessor no Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

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Publicado

30.04.2020

Como Citar

MESSIAS DE SOUSA, C.; MOREIRA DE SOUZA, J. C. APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 469–488, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p469-488.id500. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/500. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias