Professor-pesquisador: uma análise na formação inicial de professores do curso de química

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24022.id874

Palavras-chave:

Formação de Professores, Formação Inicial, Professor-Pesquisador, Química

Resumo

No Brasil, os cursos de formação de professores em Química passaram por modificações desde 1930 até as primeiras décadas do século XXI. Este estudo teve o objetivo de identificar como a pesquisa científica está inserida no currículo prescrito do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. Como aporte teórico, nos fundamentamos na temática do professor-pesquisador. Realizou-se uma pesquisa documental nos Projetos Políticos do Curso, utilizando a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007) para análise dos dados coletados. Os dados demonstraram que as reestruturações do curso seguiram as orientações estabelecidas pelos documentos governamentais e contemplaram a pesquisa/investigação em seu escopo, o contato do licenciando com o fazer pesquisa, permitindo, portanto, as competências e habilidades de um profissional com o perfil de um professor-pesquisador. Concluiu-se que o currículo prescrito sofreu modificações conforme preconizava as DCNs e com isso o curso apresentou uma superação do paradigma da racionalidade técnica e incorporou a formação para a pesquisa nas disciplinas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Lima da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professor de Química (40 horas) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Ciências - Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas (2019).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem, Jogos Didáticos, Contextualização, Ensino de Biologia e Química Orgânica.

Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que desenvolveu pesquisa sobre a Formação Inicial de Professores de Química. Atualmente é Professora Associada 3 da Universidade Federal do Amazonas. Atua, principalmente, no Curso de Licenciatura em Química ministrando disciplinas dos eixos curriculares Estágio Curricular e Prática como Componente Curricular. Já coordenou o subprojeto Química na Residência Pedagógica, no período de 2018 a 2020. Em relação a pesquisa e orientação, está credenciada no Programa de Pós-Graduação em Química, linha de pesquisa Ensino de Química. Possui experiência na administração como coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Química, com: cromatografia, separação e identificação de classes lipídicas, ácidos graxos (peixes e óleos vegetais), análise de combustíveis. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Química, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de Ciências, aprendizagem no ensino de Ciências, motivação da aprendizagem, materiais didáticos e experimentação no ensino.

 

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Publicado

25.07.2024

Como Citar

SILVA, Luiz Eduardo Lima da; FARIAS, Sidilene Aquino de. Professor-pesquisador: uma análise na formação inicial de professores do curso de química. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24022, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24022.id874. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/874. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias