LA FORMACIÓN CONTINUADA DEL PROFESORADO EN LA RED MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE: UN PACTO POR LA ALFABETIZACIÓN

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22102.id1745

Palabras clave:

Educación continua, Enseñando y aprendiendo, PNAIC

Resumen

Este artículo hace referencia a una Investigación de Maestría en curso y tiene como objetivo identificar las contribuciones del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta (PNAIC) en la formación permanente de los docentes de las escuelas públicas de Várzea Grande. Con enfoque cualitativo, el estudio analizó los documentos oficiales, Cadernos de Formação, archivos personales y testimonios de protagonistas que participaron efectivamente de las acciones de formación del PNAIC en el sistema escolar municipal. Los datos indican que las acciones de formación permitieron identificar las contribuciones del Programa para la formación continua de los docentes que actúan en los Años Iniciales, brindando oportunidades para el intercambio de experiencias y el crecimiento personal y profesional de los participantes del curso. Los análisis muestran que, además de exigir compromiso del alumno, los contenidos de las áreas de Lengua/Alfabetización y Alfabetización Matemática tuvieron impactos positivos en la forma de enseñar, indicando que se utilizaron metodologías diferentes, con indicaciones de seguimiento y monitoreo de las actividades desarrolladas en el aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, UNIC

Doutorado em Educação (PUCPR) Docente do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Liliane Santi dos Santos, UNIC

Mestranda em Ensino (UNIC) Professora da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Citas

BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para formação de professores. Brasília: MEC/SEF, 2002. 48p.

BRASIL. Portaria MEC nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. 2012a. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-867-2012-07-04.pdf. Acesso em 11 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: o Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília, 2012b.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Caderno de Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2012c.

BRASIL. Ministério da Educação. Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2012d.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC/SEB, 2012e.

BRASIL. Resolução nº 4, de 27 de fevereiro de 2013. Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/resolucoes/2013?start=40. Acesso em 12 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2014a.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Documento orientador das ações de formação em 2014. Brasília: MEC/SEB, 2014b.

BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em 11 jul. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC/SEB, 2015b.

BRASIL. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Brasília, 2015c.

FALSARELLA, Ana Maria. A formação continuada de professores e seu impacto na prática cotidiana. Revista Psicopedagogia, v. 20, n. 63, p. 210-217, 2003.

FERREIRA, Andrea Tereza Brito; LEAL, Telma Ferraz. A formação continuada de professores: enfim o que pensam e sugerem os docentes? In: Formação continuada de professores: Reflexões sobre a prática. Recife: Editora Universitária, UFPE, 2010.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, p. 191-204, jul. 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742003000200010

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18. ed. Vozes, 2001.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VÁRZEA GRANDE. Secretaria Municipal de Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Relatório do Coordenador Local. Várzea Grande, MT: SME, 2013.

VÁRZEA GRANDE. Secretaria Municipal de Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Relatório de Implantação do Pacto. Várzea Grande, MT: SME, 2014a.

VÁRZEA GRANDE. Secretaria Municipal de Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Relatório de Encerramento do Pacto. Várzea Grande, MT: SME, 2014b.

VÁRZEA GRANDE. Educação reforça ações para Alfabetização na Idade Certa em Várzea Grande. Várzea Grande, MT, 10 de mar. de 2017. Disponível em: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/16427. Acesso em 13 jul. 2022.

VÁRZEA GRANDE. Educação finaliza capacitação e supera metas na formação de profissionais alfabetizadores. Várzea Grande, MT, 30 de maio de 2018. Disponível em: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/17487. Acesso em 13 jul. 2022.

Publicado

2022-11-24

Cómo citar

VASCONCELOS DE ALMEIDA, Laura Isabel Marques; SANTI DOS SANTOS, Liliane. LA FORMACIÓN CONTINUADA DEL PROFESORADO EN LA RED MUNICIPAL DE VÁRZEA GRANDE: UN PACTO POR LA ALFABETIZACIÓN. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 7, n.º Especial, p. e22102, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22102.id1745. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/190. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.