O PDE E A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PEDAGOGO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e069.id1214Palavras-chave:
Formação Continuada, PDE, Professor PedagogoResumo
Nos anos 2000, no Paraná, pesquisas apontaram para a fragmentação nos cursos de formação continuada, o que contribuiu para a criação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Nesse sentido, problematizamos os limites e as possibilidades do PDE na formação continuada dos professores pedagogos, dos Núcleos Regionais de Educação de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco. Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no PPG em Educação da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, nível de mestrado. Em termos metodológicos, caracteriza-se por ser crítico-dialético e ter uma abordagem qualitativa, pautando-se em estudo bibliográfico, análise documental e dados levantados via questionário. Entre outros resultados alcançados, levantou-se que os entrevistados conferem importante contribuição do PDE ao processo formativo-educativo. Destacam, entretanto, implicações que fragilizaram a formação ofertada, como descontinuidade dos projetos e pesquisas, intensificação do trabalho pedagógico, falta de incentivo ou precariedade nas políticas públicas que sucederam o programa.
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