O PDE E A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PEDAGOGO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e069.id1214

Palavras-chave:

Formação Continuada, PDE, Professor Pedagogo

Resumo

Nos anos 2000, no Paraná, pesquisas apontaram para a fragmentação nos cursos de formação continuada, o que contribuiu para a criação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Nesse sentido, problematizamos os limites e as possibilidades do PDE na formação continuada dos professores pedagogos, dos Núcleos Regionais de Educação de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco. Este artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada no PPG em Educação da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, nível de mestrado. Em termos metodológicos, caracteriza-se por ser crítico-dialético e ter uma abordagem qualitativa, pautando-se em estudo bibliográfico, análise documental e dados levantados via questionário. Entre outros resultados alcançados, levantou-se que os entrevistados conferem importante contribuição do PDE ao processo formativo-educativo. Destacam, entretanto, implicações que fragilizaram a formação ofertada, como descontinuidade dos projetos e pesquisas, intensificação do trabalho pedagógico, falta de incentivo ou precariedade nas políticas públicas que sucederam o programa.

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Biografia do Autor

Elaine Lazaroto, UNIOESTE

Mestranda em educação (UNIOESTE/FB) Professora Pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Paraná, Discente do PPGE de mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão

Ângela Maria Silveira Portelinha, UNIOESTE

Pós doutoranda em Educação (Unicamp) Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão, Docente do PPGE de mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

LAZAROTO, Elaine; SILVEIRA PORTELINHA, Ângela Maria. O PDE E A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PEDAGOGO DOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE DO PARANÁ. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e069, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e069.id1214. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/357. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias