A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA USANDO COLEÇÕES BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22058.id1578

Palavras-chave:

Ensino de Ciências e Biologia, Práticas para o ensino, Formação Docente

Resumo

Na busca pela qualidade do processo formativo contínuo, melhoria na carreira e valorização docente, o objetivo desta pesquisa foi propor um modelo de formação continuada de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica, utilizando elementos de uma coleção biológica como recurso didático, bem como discutir sobre a necessidade de formação continuada desses profissionais a parir da percepção dos professores cursistas. O curso de formação continuada ocorreu no Instituto Federal do Pará, Campus Abaetetuba, durante três dias, com a participação de 20 professores e com carga-horária de 20 horas de atividades. Após a formação, foi possível construir uma estrutura para a proposta do curso, contendo as características gerais, temas abordados, métodos utilizados, cronograma de execução e método avaliativo. Com a pesquisa, ficou evidente a necessidade e importância na realização de ações voltadas para a formação continuada professoral, utilizando recursos metodológicos diversificados e, principalmente, tendo como base a vivência socioambiental dos docentes e discentes envolvidos.

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Biografia do Autor

Nayra Rafaela Lobato Lima, IFPA

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (IFPA)

Natanael Charles da Silva, UFRN

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN) Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA)

Jeferson Miranda Costa, UFMG

Doutor em Biologia Vegetal pela (UFMG) Professor do Instituto Federal do Pará (IFPA)

Adauto de Vasconcelos Montenegro, UFC

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Psicólogo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

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Publicado

01.05.2022

Como Citar

LOBATO LIMA, Nayra Rafaela; CHARLES DA SILVA, Natanael; MIRANDA COSTA, Jeferson; VASCONCELOS MONTENEGRO, Adauto de. A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA USANDO COLEÇÕES BIOLÓGICAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 2, p. e22058, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22058.id1578. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/245. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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