A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA USANDO COLEÇÕES BIOLÓGICAS
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22058.id1578Palavras-chave:
Ensino de Ciências e Biologia, Práticas para o ensino, Formação DocenteResumo
Na busca pela qualidade do processo formativo contínuo, melhoria na carreira e valorização docente, o objetivo desta pesquisa foi propor um modelo de formação continuada de professores de Ciências e Biologia da Educação Básica, utilizando elementos de uma coleção biológica como recurso didático, bem como discutir sobre a necessidade de formação continuada desses profissionais a parir da percepção dos professores cursistas. O curso de formação continuada ocorreu no Instituto Federal do Pará, Campus Abaetetuba, durante três dias, com a participação de 20 professores e com carga-horária de 20 horas de atividades. Após a formação, foi possível construir uma estrutura para a proposta do curso, contendo as características gerais, temas abordados, métodos utilizados, cronograma de execução e método avaliativo. Com a pesquisa, ficou evidente a necessidade e importância na realização de ações voltadas para a formação continuada professoral, utilizando recursos metodológicos diversificados e, principalmente, tendo como base a vivência socioambiental dos docentes e discentes envolvidos.
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