DISPOSITIVOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO DISTRITO FEDERAL: UM CURSO PIONEIRO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e070.id1223

Palavras-chave:

Metodologia da Transmidiação, Formação Continuada Docente, Curso “Uso de Ferramentas Digitais para Otimização do Processo de Aprendizagem”

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre um curso pioneiro, intitulado “Uso de Ferramentas Digitais para Otimização do Processo de Aprendizagem (UFDOPA)”, ofertado aos professores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e pelo Centro de Referência em Tecnologia Educacional (CRTE) no segundo semestre de 2019, cujo objetivo foi investigar os usos da metodologia da transmidiação – transposição de narrativas para mídias diferentes por meio de dispositivos digitais para a elaboração e expansão dos conteúdos curriculares pelos docentes. Para tanto, optamos pelo estudo de caso. Para a construção dos dados, foram utilizados: questionários on-line, observação participante e análise documental junto a 14 concluintes da formação. Os resultados sinalizaram que houve engajamento e protagonismo dos docentes em diferentes atividades e que o emprego da metodologia adotada contribuiu de modo significativo para o processo de ensino e aprendizagem dos cursistas.

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Biografia do Autor

Cláudia Vieira Barboza Sumikawa, UB

Mestrado em Educação (Universidade de Brasília) Professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal

Andrea Cristina Versuti, UNICAMP

Doutorado em Educação, Ciência e Tecnologia (UNICAMP) Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

BARBOZA SUMIKAWA, Cláudia Vieira; CRISTINA VERSUTI, Andrea. DISPOSITIVOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NO DISTRITO FEDERAL: UM CURSO PIONEIRO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e070, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e070.id1223. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/358. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias