PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DOS ANAIS DOS WORKSHOPS E SEMINÁRIOS ESTADUAIS DO IFMT

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p665-680.id267

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Ensino, Ciências Biológicas

Resumo

É notável que, no Brasil, o número de trabalhos na área de Ciências Biológicas, fruto de pesquisas em programas de pós-graduação, grupo de pesquisas, cursos de graduação, projetos de extensão ou de qualquer outro espaço científico, têm crescido consideravelmente nestes últimos anos. Em Mato Grosso, dentre diversas Instituições de Ensino Superior, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também é responsável por uma parcela das publicações. Diante disto, este trabalho de caráter bibliográfico e do tipo “Estado do Conhecimento”, tem por objetivos mapear e delinear um perfil ou tendência das publicações voltadas para o Ensino de Ciências Biológicas, e apresentadas entre 2013 e 2017 nos eventos científicos de nível estadual, em que houve a participação da Pró-Reitoria de Ensino do IFMT na organização. Os resultados obtidos demonstram que o perfil delimitado através desse estudo, têm aspectos semelhantes aos delineados pelo “Estado da Arte” da área de Ciências Biológicas, em periódicos nacionais apresentados por Sales et al. (2011), ou em dissertações e teses estudados por Teixeira e Megid Neto (2012).

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Biografia do Autor

Vívia Lúcia Juvino de Lemos Cardoso

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza

Jorge Souza de Jesus

Especialista em Ensino de Ciências da Natureza

Fernando Henrique Cardoso

Mestre em Matemática Aplicada. Professor EBTT (IFMT)

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Publicado

26.12.2018

Como Citar

LEMOS CARDOSO, Vívia Lúcia Juvino de; SOUZA DE JESUS, Jorge; HENRIQUE CARDOSO, Fernando. PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DOS ANAIS DOS WORKSHOPS E SEMINÁRIOS ESTADUAIS DO IFMT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 665–680, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p665-680.id267. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/585. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias