Concepções discente e docente sobre origem e evolução da vida em escolas estaduais de Rolim de Moura, Rondônia

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24035.id937

Palavras-chave:

Biologia, Conhecimento, Ensino

Resumo

Como a evolução é um tema desafiador e polêmico tanto para estudantes quanto para professores de Biologia, existe uma rejeição ou dificuldade de compreensão de seus conceitos básicos. Esse trabalho buscou identificar e discutir as concepções de 93 alunos concluintes do ensino médio e de sete professores de Biologia, sobre a origem e a evolução da vida. Para tal usou- se entrevistas semiestruturadas (questionários). Os resultados apontam que 72% dos alunos acreditam na concepção religiosa para explicar a origem da vida e, referente ao processo       de evolução biológica, somente 32,2% apresentam argumentos cientificamente aceitos. Entre os professores observou-se distorções quanto a definição de evolução biológica. Nesse contexto, os resultados podem evidenciar que a falta de domínio de conceitos essenciais à evolução por parte dos professores, tem levado a não aceitação dos conhecimentos científicos por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Katia Crepaldi da Silva, Secretária de Educação do estado de Rondônia

Bacharelada e Licenciada em Ciências Biológicas

Professora na Secretaria de Educação do estado de Rondônia

Sergio Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Docente efetivo do Instituto Federal do Mato Grosso, campus Pontes e Lacerda. Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT. Tem experiência na área de Docência no nível superior, básico e tecnológico, com ensino sobre temas diversos: saúde, meio ambiente, molecular, genética, entre outros. Atuando em campo com Ecologia, e análises de impactos ambientais sobre vertebrados e ambientes, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: chiropteros, educação ambiental e mamíferos de médio e grande porte.

Francimeire Fernandes Ferreira, Secretaria de saúde de Cuiabá

Bacharelada e Licenciada em Ciências Biológicas

Especialista em Ecologia e Conservação

Mestre em Ciências Ambientais

Doutora em Ecologia e Conservação

Vanize Adriana Schmitt, Secretária de Educação do estado de Rondônia

Especialista em Libras

Professora na Secretaria de Educação do estado de Rondônia (SEDUC)

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Publicado

15.03.2025

Como Citar

SILVA, Katia Crepaldi da; SILVA, Sergio Gomes da; FERREIRA, Francimeire Fernandes; SCHMITT, Vanize Adriana. Concepções discente e docente sobre origem e evolução da vida em escolas estaduais de Rolim de Moura, Rondônia. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24035, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24035.id937. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/937. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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