O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE DENSIDADE E PRESSÃO HIDROSTÁTICA

Autores

  • Marcelo Luiz da Silva UFMT

DOI:

10.23926/rpd.v2i1.47

Palavras-chave:

Ensino, Hidrostática, Experimentação, Física

Resumo

A aula de física baseada em um formalismo matemático, ou ainda, sem relacionar o conteúdo com o cotidiano, tem feito com que a maioria dos alunos não estabeleça afinidade com a disciplina, o que leva a uma aprendizagem mecânica dos conceitos apresentados. Este trabalho descreve uma ação docente, utilizando materiais de baixo custo para experimentação no ensino de hidrostática. Para tal, foram utilizadas três turmas do 1°Ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Alta Floresta. Trata-se de uma experiência didática, onde alguns conceitos da Teoria da Aprendizagem Significativa e princípios da aprendizagem significativa crítica foram colocados em prática. Os alunos trabalharam individualmente e/ou em duplas, e as aulas tiveram a duração de meio bimestre. Durante esse processo o professor apresentou atividades experimentais de baixo custo e incentivou os alunos que produzissem seus experimentos para fechamento das aulas. Foi nítida a motivação dos alunos durante as aulas experimentais e observou-se o empenho dos mesmos para a produção dos seus experimentos. De maneira geral, os alunos aparentaram possuir uma elevação conceitual e assimilação de novos conceitos, demonstrando que as atividades atendem aos propósitos desejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Luiz da Silva, UFMT

Professor de FísicaMestre em Ensino de Ciências Naturais IF/UFMTDoutorando em educação em Ciências e Matemática - REAMEC

Referências

ABIB, M. L. V. S. ; TESTONI, Leonardo A . A utilização de histórias em quadrinhos no ensino de física: uma proposta para o ensino de inércia. Enseñanza de las Ciencias, Granada., v. extra, p. 1-5, 2005.

AUSUBEL, D. P., NOVAK, J. D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional (2 ed.). Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.

SANTOS, E. I. ; PIASSI, L. P. C. ; FERREIRA, N. C., Atividades experimentais de baixo custo como estratégia de construção da autonomia de professores de física: Uma experiência em formação continuada. IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Jaboticatubas-MG, 2004.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa Crítica. Versão revisada e estendida de Conferência proferida no III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa, 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ Acessado em 05/03/2017.

NASCIMENTO, A. P. Experimentos de baixo custo no Ensino de Física na Educação Básica. 67f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) Instituto de Física e Química. Universidade Federal de Goias – Regional Catalão. Catalão, 2016.

SILVA, M. L. Paródia: uma ferramenta metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia. 2012. 110f. Dissertação (Mestrado profissional em ensino de ciências naturais) – Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá-MT, 2012.

SILVEIRA, A. F. ; SILVA, I. L. ; SANTOS, K. ; SANTOS, R. L. P. . A Inserção da Música no Processo de Ensino-Aprendizagem de Física: Mais um Recurso Pedagógico. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, 2007, São Luís - Maranhão. Anais do XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF, 2007.

Downloads

Publicado

08.07.2017

Como Citar

LUIZ DA SILVA, M. O USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE DENSIDADE E PRESSÃO HIDROSTÁTICA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 62–70, 2017. DOI: 10.23926/rpd.v2i1.47. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/644. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias