A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABPR) NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA POTABILIDADE DA ÁGUA

Autores/as

  • Vagner José Martins UFMT
  • Salete Kiyoka Ozaki UFMT
  • Carlos Rinaldi UFMT
  • Edman Weverton do Prado UFMT

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.13

Palabras clave:

Ensino de Ciências, água, aprendizagem, ABPr

Resumen

Um dos grandes desafios encontrados pelos educadores é trazer um significado de ciência para o dia a dia dos estudantes. Nossa experiência tem mostrado que os alunos e alunas estão cada vez menos interessados pelo modelo de ensino tradicional e o resultado é refletido no baixo índice de aprendizagem. A contextualização e a tecnologia combinados com a execução de projetos voltados a temas cotidianos têm se mostrado boas ferramentas para otimizar a construção do aprendizado dos alunos. O presente trabalho objetiva o estudo da eficiência da Aprendizagem Baseada em Projetos na análise de parâmetros físico-químicos para a determinação da qualidade da água consumida em escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Rondonópolis-MT. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, debates, análises experimentais, elaboração de relatórios e discussão dos resultados. Por fim, os resultados foram apresentados à comunidade escolar em uma feira de ciências municipal. A estratégia se mostrou eficiente, otimizando o aprendizado e a interação entre os alunos. A partir dessa iniciativa, os alunos passaram a realizar um monitoramento periódico da qualidade da água consumida na escola, agregando valor social.

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Biografía del autor/a

Vagner José Martins , UFMT

Mestrando Profissional em Ensino de Ciências Naturais. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Salete Kiyoka Ozaki , UFMT

Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Carlos Rinaldi , UFMT

Doutor em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Edman Weverton do Prado , UFMT

Mestrando Profissional em Ensino de Ciências Naturais. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Citas

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Publicado

2016-12-12

Cómo citar

JOSÉ MARTINS , Vagner; KIYOKA OZAKI , Salete; RINALDI , Carlos; WEVERTON DO PRADO , Edman. A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABPR) NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA POTABILIDADE DA ÁGUA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 1, n.º 1, p. 79–90, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.13. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/657. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.