O ENSINO DE MITOSE PARA A GERAÇÃO Z: UMA ANÁLISE ENTRE DOIS MÉTODOS

Autores

  • Maurivan Barros Pereira UNEMAT
  • Anderson Fernandes de Miranda UNEMAT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p255-269.id72

Palavras-chave:

Métodos de ensino, Análises quantitativas, Tecnologias digitais

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar dois métodos de ensino, o tradicional e com as tecnologias digitais, com intuito de averiguar qual deles é o mais apropriado para abordar o conteúdo de mitose. Os dados foram coletados através de pré-teste e pós-teste. De posse dos dados, nota da prova, tanto do pré-teste como do pós-teste os mesmos foram submetidos a análises quantitativa e depois comparados para observar se houve diferença estatisticamente significativa na obtenção de conhecimentos a respeito dos conceitos de mitose nos dois grupos de sujeitos que participaram da pesquisa. Os dados foram rodados no programa estatístico o R. Para as análises dos dados utilizou-se o teste de hipótese t para comparação das notas do pré-teste e posteriormente para das notas do pós-teste. O estudo conclui que as tecnologias digitais são importantes aliadas no ensino, desde que, sejam usadas com planejamento e objetivos bem definidos, elas são capazes de produzir resultados de aprendizagem superior a outras práticas pedagógicas que não envolvem as tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maurivan Barros Pereira , UNEMAT

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT). Docente da Educação Básica (SEDUC)

Anderson Fernandes de Miranda , UNEMAT

Doutor Genética e Melhoramento (UFV). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UNEMAT)

Referências

BRAGA, C. M. D. S.; FERREIRA, L. B.M.; GASTAL, M. L. A. O uso de modelos em uma sequência didática para o ensino dos processos da divisão celular. Revista da SBEnBio, n. 3, 2010.

BUCKINGHAM, D.Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação Real., Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, 2010.

BENCHIMOL, M. Desenvolvimento de material multimídia no ensino de Biologia. Rio de Janeiro: Revista EAD em Foco, v. 1, n. 1, 2010.

CARVALHO, A. M.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendência e inovações. 10º ed. São Paulo: Cortez, 2011.

COSTA, S. C.; DUQUEVIZ, B.C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. v. 19, n. 3, 2015.

DENTILLO, D. B. Divisão celular: representação com massa de modelar. Genética na escola, v. 3, p. 33-36, 2009.

GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências. Ijuí: Unijuí, 2008.

LIBÂNEO, J.C. Didática. 2º ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MALAFAIA, G.; BÁRBARA, V. F.; RODRIGUES, A. S. L.; Análise das concepções e opiniões de discentes sobre o ensino da Biologia. Revista Eletrônica de Educação, v. 4, n. 2, 2010.

OLIVEIRA, N. M.; JÚNIOR, W. D. O uso do vídeo como ferramenta de ensino aplicada em biologia celular. Goiânia: ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer, v. 8 n. 14, 2012.

PALFREY, J., GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Editora Artmed, 2011.

PARISOTO, M. F.; MOREIRA, M. A.; KILIAN, A. S. Efeito da aprendizagem baseada no método de projetos e na unidade de ensino potencialmente significativa na retenção do conhecimento: uma análise quantitativa. Revista brasileira de ensino de Ciências e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 268-292, 2016.

PEREZ, M. C.; VIALI, L.; LAHM, R. A. Aplicativos para tablets e smartphones no ensino de física. Revista Ciências & Ideias, v. 7 n. 1, 2016.

RANGEL, M. Métodos de ensino para a aprendizagem e a dinamização das aulas. 4º ed. Campinas/SP: Papirus, 2005.

RODRIGUES, R. F. O uso de modelagens representativas como estratégia didática no ensino da Genética: um estudo de caso. Experiências em Ensino de Ciências, v. 7 n. 2, 2012.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. D. B. Metodologia de pesquisa. 5º ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, F. S. S.; FRANCISCO, A. C.; KLEIN, A. I.; FERRAZ, D. F. Interlocução entre neurociência e aprendizagem significativa: uma proposta teórica para o ensino de genética. Revista brasileira Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 149-182, 2016.

SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N. A história da ciência como aliada no ensino de genética. Genética na escola, 01.01, 17-18, 2006.

TEIXEIRA, P.M.M.; NETO, M. J. O estado da arte da pesquisa em ensino de biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista electrónica de ensiñanza de las ciências, v. 11, n. 2 p. 273 – 297, 2012.

TEMP, D. S.; NICOLETTI, E. R.; BARTHOLOMEI-SANTOS, M. L. Identificando o conhecimento de genética entre calouros universitários. Revista da SBEnBio, n. 7, 2014.

VANZ, A. l. de S. et al (trad.). Biologia molecular da celular/ Bruce Arberts et al. 5ª Ed. Porto Alegre: Artmed. 2010.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

BARROS PEREIRA , Maurivan; FERNANDES DE MIRANDA , Anderson. O ENSINO DE MITOSE PARA A GERAÇÃO Z: UMA ANÁLISE ENTRE DOIS MÉTODOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 255–269, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p255-269.id72. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/630. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias