INTERDISCIPLINARY DIDACTIC SEQUENCE ON ESSENTIAL MINERALS AND THEIR IMPLICATIONS FOR THE FUNCTIONING OF THE HUMAN BODY

Authors

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23048.id728

Keywords:

Following teaching., Essential minerals., Interdisciplinarity., Scientific Literacy.

Abstract

This article aims to disseminate the analysis of the development of a Didactic Sequence, which was carried out in a State School of Basic Education in the municipality of Sorriso-MT. The development of the activity followed the action research methodology, with direct participation of the researcher in the research field and data collection for qualitative research occurred. The Didactic Sequence was developed in a 2nd year high school class, in the second two months of 2022, in the Youth and Adult Education (EJA) modality. Scientific Literacy based on the theme of healthy eating provided a reflection and debate on the theme and contributed to raising awareness of the importance of eating habits for a healthier life. From the indicators of Scientific Literacy proposed by several authors, it was verified that there was an improvement in the language of the studies, since they changed the use of common sense terms for scientific terms, evidencing the construction of some concepts.

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Author Biographies

Marcio Roberto Hobold, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestrando em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática .Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015) e graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2008). Atualmente é professor nas séries iniciais na rede municipal de ensino, professor de Química da rede Estadual. Tem experiência na docência de Química, professor das séries iniciais e na sala de recursos multifuncionais.

Patrícia Rosinke, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Sinop (2011), doutora em Educação nas Ciências e Matemática (REAMEC 2019), mestre em Ensino de Ciências: área Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2007) e graduada em Ciências - Química (UNIJUÍ, 2004). Atualmente é Coordenadora de Ensino de Graduação do Curso de Ciências Naturais e Matemática - Química. Tem experiência em Estágios em Ciências e Química, em Formação de Professores. Desenvolve projetos na área do Ensino de Ciências e de Química. Tem experiência em Coordenação de área no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES). Orientadora e docente junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da natureza e Matemática (UFMT - Sinop). Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBENQ). Editora da Sessão de Ensino de Ciências da Revista Reamec. 

Carmen Wobeto, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Agroquímica e Agrobioquímica pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua como docente titular no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT - Campus de Sinop) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFMT - Campus de Sinop). Atua na área de Ensino de Ciências, em Educação CTSA, envolvendo temas de abelhas nativas como instrumento de educação ambiental. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: análise físico-química de alimentos e bioprospecção de produtos apícolas e meliponícolas.

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Published

2024-01-28

How to Cite

HOBOLD, Marcio Roberto; ROSINKE, Patrícia; WOBETO, Carmen. INTERDISCIPLINARY DIDACTIC SEQUENCE ON ESSENTIAL MINERALS AND THEIR IMPLICATIONS FOR THE FUNCTIONING OF THE HUMAN BODY. Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher), [s. l.], vol. 8, p. e23048, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23048.id728. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/728. Acesso em: 12 may. 2024.

Issue

Section

Natural sciences and their technologies