SECUENCIA DIDÁCTICA INTERDISCIPLINARIA SOBRE MINERALES ESENCIALES Y SUS IMPLICACIONES EN EL FUNCIONAMIENTO DEL CUERPO HUMANO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23048.id728

Palabras clave:

Secuencia didáctica., Minerales esenciales., Interdisciplinariedad., Alfabetización científica.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo difundir el análisis del desarrollo de una Secuencia Didáctica, que se llevó a cabo en una Escuela Estatal de Educación Básica en el municipio de Sorriso-MT. El desarrollo de la actividad siguió la metodología de investigación-acción, con participación directa del investigador en el campo de la investigación y ocurrió la recolección de datos para la investigación cualitativa. La Secuencia Didáctica se desarrolló en una clase de 2º de Bachillerato, en el segundo bimestre de 2022, en la modalidad de Educación de Jóvenes y adultos (EJA). La Alfabetización Científica basada en el tema de la alimentación saludable proporcionó una reflexión y debate sobre el tema y contribuyó a la concienciación sobre la importancia de los hábitos alimentarios para una vida más saludable. A partir de los indicadores de Alfabetización Científica propuestos por varios autores, se verificó que hubo una mejora en el lenguaje de los estudios, ya que cambiaron el uso de términos de sentido común por términos científicos, evidenciando la construcción de algunos conceptos.

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Biografía del autor/a

Marcio Roberto Hobold, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestrando em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática .Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015) e graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2008). Atualmente é professor nas séries iniciais na rede municipal de ensino, professor de Química da rede Estadual. Tem experiência na docência de Química, professor das séries iniciais e na sala de recursos multifuncionais.

Patrícia Rosinke, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Professora do quadro efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Sinop (2011), doutora em Educação nas Ciências e Matemática (REAMEC 2019), mestre em Ensino de Ciências: área Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2007) e graduada em Ciências - Química (UNIJUÍ, 2004). Atualmente é Coordenadora de Ensino de Graduação do Curso de Ciências Naturais e Matemática - Química. Tem experiência em Estágios em Ciências e Química, em Formação de Professores. Desenvolve projetos na área do Ensino de Ciências e de Química. Tem experiência em Coordenação de área no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES). Orientadora e docente junto ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da natureza e Matemática (UFMT - Sinop). Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBENQ). Editora da Sessão de Ensino de Ciências da Revista Reamec. 

Carmen Wobeto, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Agroquímica e Agrobioquímica pela Universidade Federal de Lavras (2003) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua como docente titular no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT - Campus de Sinop) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (UFMT - Campus de Sinop). Atua na área de Ensino de Ciências, em Educação CTSA, envolvendo temas de abelhas nativas como instrumento de educação ambiental. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química e Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: análise físico-química de alimentos e bioprospecção de produtos apícolas e meliponícolas.

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Publicado

2024-01-28

Cómo citar

HOBOLD, Marcio Roberto; ROSINKE, Patrícia; WOBETO, Carmen. SECUENCIA DIDÁCTICA INTERDISCIPLINARIA SOBRE MINERALES ESENCIALES Y SUS IMPLICACIONES EN EL FUNCIONAMIENTO DEL CUERPO HUMANO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 8, p. e23048, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23048.id728. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/728. Acesso em: 12 may. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.