DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p171-179.id148

Palavras-chave:

Ensino, Flora, Aula prática

Resumo

A partir das aulas de Botânica e Morfologia Vegetal, fomentou-se a ideia de pesquisar sobre a riqueza e composição das espécies vasculares vegetais em área verde central do município de Sorriso, norte do estado de Mato Grosso. Pelo método do levantamento rápido – LR registrou-se, em intervalos de cinco minutos, a presença das espécies inéditas que foram encontradas. Identificaram-se 47 espécies, sendo o de maior número de representantes as pertencentes à família Fabaceae, seguida das Arecaceae. O LR é indicado para a informação florística de qualidade sobre a vegetação, por ser importante ferramenta auxiliar no conhecimento da flora e contribuir para que futuros projetos de gestão ambiental, planos de manejo e restauração de áreas degradadas possam ser pensados para a implantação de políticas públicas de conservação das comunidades vegetais da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liandra Cristine Belló Grösz , IFMT

Mestre em Ciências da Saúde (UNIC) Professora (IFMT), Campus Sorriso

Regiane Aparecida dos Santos , IFMT

Acadêmica do Curso de Tecnologia em Produção de Grãos (IFMT)

Referências

APG (Angiosperm Phylogeny Group) III. 2009. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classification for the orders and families of flowering plants: APG III. Botanical Journal of Linnean Society 161: 105-121. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1095-8339.2009.00996.x

BRITO, E. R.; SOARES, T. S. Valores econômicos, sociais e pessoais dos estudos descritivos da vegetação. Revista Científica Eletrônica de Engenharia Florestal, FAEF 4:1-13. 2006.

CAVASSAN, O.; PINHEIRO DA SILVA, P. G. ; SENICIATO, T. O ensino de Ciências, a biodiversidade e o Cerrado. In Divulgação Científica e Ensino de Ciências: Estudos e Experiências. Escrituras, São Paulo, p.190-219. 2006.

FARIA, R. L.; JACOBUCCI, D. F. C.; OLIVEIRA, R. C. Possibilidade de ensino de Botânica em um espaço não formal de Educação na percepção de professoras de Ciências. Rev. Ensaio. Belo Horizonte. v. 13., n. 01., p. 87-104, jan-abr, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172013130107

FILGUEIRAS, T. S.; BROCHADO, A. L.; NOGUEIRA, P.E.; GUALA II, G. F. Caminhamento – um método expedito para levantamentos florísticos qualitativos. Cadernos de Geociências, v.2, n.4, p.39–43, 1994.

FILGUEIRAS, T. S. Herbaceous plant communities. In: P.S. Oliveira & J.R. Marquis (eds.). The cerrado of Brazil: Ecology and natural history of a neotropical savanna. Columbia University Press, New York, pp. 121-139. 2002. DOI: https://doi.org/10.7312/oliv12042-008

FRANÇA, M. S.; GOMES, E. S. Indícios de ilha de calor urbana em Sorriso/MT. REMOA – Revista Monografias Ambientais – UFSM, Santa Maria, RS. v.14, n.3, p. 3366-3376. maio./ago.2014. DOI: https://doi.org/10.5902/2236130813401

GOHN, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000100003

GUEDES-BRUNI, R.R., PESSOA, S.V.A.; KURTZ, B.C. 1997. Florística e estrutura do componente arbustivo-arbóreo de um trecho preservado de floresta montana na Reserva Ecológica de Macaé de Cima. In: Lima, H.C. de & Guedes-Bruni, R.R. (eds.). Serra de Macaé de Cima: Diversidade florística e conservação em Mata Atlântica. Rio de Janeiro, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. p. 27-145.

HARRI, L. Árvores Brasileiras. Manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. 3. ed. v.2. São Paulo: Plantarum, 2009.

ISHARA, K. L. Aspectos florísticos e estruturais de três fisionomias de cerrado no município de Pratânia, São Paulo.Tese (doutorado).Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, 2010.

KINOSHITA, L. S.; TORRES, R. B.; TAMASHIRO, J. Y., FORNI-MARTINS, E. R.. A Botânica no Ensino Básico: relatos de uma experiência transformadora. São Paulo: Rima, 2006. 162 p.

LOMBARDO, M. A. Vegetação e clima. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA, 1990, Curitiba. Anais... Curitiba: FUPEF, 1990. 368 p.

MARTINS, F. R.. O papel da fitossociologia na conservação e na bioprospecção. In Anais do 55º Congresso Nacional de Botânica.Viçosa. 2004.

RATTER, J. A.; B.S.; RIBEIRO, J. F. Analysis of floristic composition of the Brazilian cerrado vegetation III: comparison of the woody vegetation of 376 areas. Edingurgh Journal of Botany 60(1): 57-109. 2003. DOI: https://doi.org/10.1017/S0960428603000064

RISSI, M. N.; CAVASSAN, O. Uma proposta de material didático baseado nas espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no Cerrado. Biota Neotrop. v. 13, n. 1. Campinas. jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-06032013000100003

RIZZINI, C. T. Tratado de fitogeografia do Brasil: Aspectos ecológicos, sociológicos e florísticos. 2. ed. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1992, 747.

RODRIGUES, M. T. A biodiversidade dos cerrados: conhecimento atual e perspectivas, com uma hipótese sobre o papel das matas de galerias na troca faunística durante ciclos climáticos. In: A. Scariot, J.C. Sousa-Silva & J.M. Felfili (orgs.). Cerrado: Ecologia, Biodiversidade e Conservação. Ministério do Meio Ambiente, Brasília, pp. 235-246. 2005.

SAMMARCO, Y. M. Educación ambiental y paisaje en los espacios naturales protegidos de Brasil: contribuiciones a la construcción del documento Encea (Estrategias Nacionales de comunicación y EA para el SNUC). In: MEIRA-CARTEA, P. A. et al. Educación ambiental: investigando sobre la práctica. Organismo Autónomo Parques Nacionales, 2009. p. 202-225.

WALTER, B. M. T.; GUARINO, E. S. G. Comparação do método de parcelas com o “levantamento rápido” para amostragem da vegetação arbórea do Cerrado sentido restrito. Acta botânica brasileira. v. 20, n 2, p 285-297. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-33062006000200005

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

CRISTINE BELLÓ GRÖSZ , Liandra; APARECIDA DOS SANTOS , Regiane. DA SALA DE AULA AO CAMPO: LEVANTAMENTO RÁPIDO PARA AMOSTRAGEM DA DIVERSIDADE FLORÍSTICA DE ÁREA VERDE EM SORRISO, ESTADO DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 171–179, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p171-179.id148. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/607. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias