Quizizz como ferramenta pedagógica na disciplina de agronomia: um estudo de caso a partir da realidade da Casa Familiar Rural de Coquelândia (CFR), Maranhão

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24003.id738

Palavras-chave:

Educação, Gamificação, Jogos didáticos, Pedagogia

Resumo

São diversos os relatos de que o uso de metodologias ativas, aliadas a recursos digitais, traz resultados positivos na motivação e engajamento dos estudantes em sala de aula. Nessa perspectiva, surge o Quizizz, uma plataforma gratuita que permite a criação de testes (quiz) com a participação de muitos jogadores, o que possibilita o estudo e a avaliação de conhecimentos em diversos assuntos. Este artigo objetivou analisar a efetividade da gamificação com o Quizizz como uma metodologia colaborativa no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Agronomia, por meio de um questionário. A partir dos resultados, percebe-se que 72% dos estudantes podem se sentir mais motivados nas aulas gamificadas, enquanto, 26% ficam alegres/animados e 2% ansiosos/nervosos. Além disso, as principais dificuldades encontradas foram relacionadas a instabilidade da internet da instituição durante as atividades, localizada no meio rural, e a poluição visual do aplicativo com palavras em inglês.

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Biografia do Autor

Thiago Machado da Silva Acioly, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Ciências (ESALQ/ USP)

Doutorando em Ciência Animal (PPGCA/UEMA)

Diego Carvalho Viana, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutor em ciências (FMVZ/USP)

Docente Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Imperatriz.

Jessica Antonia Cardoso Mendes, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Ciência Animal pela Universidade Federal do Maranhão

Doutoranda em Ciência Animal (PPGCA/UEMA)

Docente Universidade Federal do Maranhão (Chapadinha, Maranhão), Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento; Faculdade Pitágoras (São Luís, Maranhão).

 

Francisca Regina Ribeiro da Silva, Instituto Federal do Maranhão

Especialista em Informática na Educação

Professora substituta de Informática no Instituto Federal do Maranhão Campus Porto Franco

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Publicado

06.04.2024

Como Citar

ACIOLY, Thiago Machado da Silva; VIANA, Diego Carvalho; MENDES, Jessica Antonia Cardoso; SILVA, Francisca Regina Ribeiro da. Quizizz como ferramenta pedagógica na disciplina de agronomia: um estudo de caso a partir da realidade da Casa Familiar Rural de Coquelândia (CFR), Maranhão. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24003, 2024. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24003.id738. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/738. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias