APRENDENDO COM AS PLANTAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE BOTÂNICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22075.id1648

Palavras-chave:

Analfabetismo Botânico, Cegueira Botânica, Ensino de Botânica, Ensino por Investigação

Resumo

O estudo das plantas é tão antigo quanto a própria humanidade. Estudá-las é fundamental para diminuir as barreiras da “cegueira botânica” e do “analfabetismo botânico”, conceitos estes decorrentes da forma como a Botânica é ensinada nas escolas. Para auxiliar na superação disto, foi proposto uma sequência didática de Botânica através do Ensino por Investigação para os 9º anos do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Araras/SP. Para avaliação, utilizou-se um único questionário de quatro perguntas com os estudantes em dois momentos: antes e após as aulas. Os resultados indicaram que este é um caminho plausível, pois quadruplicou o número de estudantes que conseguiram fazer uma relação válida entre um órgão vegetal e sua respectiva função na planta. Portanto, o presente artigo traz que o ensino de Botânica deve ser explorado de formas diferentes do tradicional a fim de reduzir as lacunas da Educação Básica.

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Biografia do Autor

Matheus Fernando Custódio de Oliveira, UFSCar

Licenciado em Ciências Biológicas (UFSCar)

Elaine Aparecida Stenzel, UNIARARAS

Graduada em em Ciências Biológicas (UNIARARAS) Professora de Educação Básica II

Priscila Orlandini, UNICAMP

Doutora em Biologia Vegetal (UNICAMP)

Renata Sebastiani, UFSCar

Doutorado em Biodiversidade e Meio Ambiente (IBT) Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFSCar)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

CUSTÓDIO DE OLIVEIRA, Matheus Fernando; APARECIDA STENZEL, Elaine; ORLANDINI, Priscila; SEBASTIANI, Renata. APRENDENDO COM AS PLANTAS: SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE BOTÂNICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22075, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22075.id1648. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/214. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias