AS CONTRIBUIÇÕES DOS BIODESAFIOS E BIOSIMULADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e048.id961

Palavras-chave:

Projeto de ensino, Formação docente, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Questões sociocientíficas (QSCs), COVID-19

Resumo

A população mundial encontra-se devastada pela pandemia viral provocada pelo novo coronavírus (COVID-19). Dentre as inúmeras atividades antrópicas afetadas, destaca-se a área educacional. Neste sentido, este projeto de ensino visou contribuir didático-pedagógico-científica na formação inicial de professores e familiarizá-los as avaliações externas a partir das aplicações dos BioDesafios, baseados em Questões Sociocientíficas (QSCs) e BioSimulado por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Dessa forma, usando AVA Google sala de aula os BioDesafios (em grupo) foram aplicados semanalmente aos estudantes e o BioSimulado (individual) executado no final do projeto de ensino. Assim, as equipes estudantis constituídas para realizarem os BioDesafios semanais foram à ipê-amarelo (Tabebuia alba); onça-pintada (Panthera onca); árvore Guarantã (Esenbeckia leiocarpa) e arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus). Os BioDesafios apresentaram participação significativa das equipes, além da ação coletiva na elaboração do design expressos nas camisetas e adesivos das equipes. Ademais, os estudantes obtiveram rendimentos entre 42-88% no BioSimulado. Portanto, este projeto cooperou na formação dos estudantes, além de fortalecer o preparo estudantil para realização das avaliações externas, tais como, Enade, e também para o comportamento sanitário profilático apropriado durante a pandemia viral.

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Biografia do Autor

Fabiano Avelino Gonçalves, UFRN

Doutorado em Biotecnologia (UFRN) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

George Laylson da Silva Oliveira, UFPI

Doutorado em Biotecnologia (UFPI) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Jepherson Correia Sales, UFMT

Mestrado em Geografia (UFMT) Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Rosangela Maria Pinheiro dos Santos Fernandes, UFMT

Especialização em Mídias na Educação (UFMT) Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

AVELINO GONÇALVES, Fabiano; SILVA OLIVEIRA, George Laylson da; CORREIA SALES, Jepherson; PINHEIRO DOS SANTOS FERNANDES, Rosangela Maria. AS CONTRIBUIÇÕES DOS BIODESAFIOS E BIOSIMULADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e048, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e048.id961. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/336. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias