AS CONTRIBUIÇÕES DOS BIODESAFIOS E BIOSIMULADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
10.23926/RPD.2021.v6.n2.e048.id961Palavras-chave:
Projeto de ensino, Formação docente, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Questões sociocientíficas (QSCs), COVID-19Resumo
A população mundial encontra-se devastada pela pandemia viral provocada pelo novo coronavírus (COVID-19). Dentre as inúmeras atividades antrópicas afetadas, destaca-se a área educacional. Neste sentido, este projeto de ensino visou contribuir didático-pedagógico-científica na formação inicial de professores e familiarizá-los as avaliações externas a partir das aplicações dos BioDesafios, baseados em Questões Sociocientíficas (QSCs) e BioSimulado por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Dessa forma, usando AVA Google sala de aula os BioDesafios (em grupo) foram aplicados semanalmente aos estudantes e o BioSimulado (individual) executado no final do projeto de ensino. Assim, as equipes estudantis constituídas para realizarem os BioDesafios semanais foram à ipê-amarelo (Tabebuia alba); onça-pintada (Panthera onca); árvore Guarantã (Esenbeckia leiocarpa) e arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus). Os BioDesafios apresentaram participação significativa das equipes, além da ação coletiva na elaboração do design expressos nas camisetas e adesivos das equipes. Ademais, os estudantes obtiveram rendimentos entre 42-88% no BioSimulado. Portanto, este projeto cooperou na formação dos estudantes, além de fortalecer o preparo estudantil para realização das avaliações externas, tais como, Enade, e também para o comportamento sanitário profilático apropriado durante a pandemia viral.
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