O TEMA CORONAVÍRUS NOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1817-1840.id825

Palabras clave:

Estudante, Professor, Conhecimento Científico, Covid-19, Pandemia

Resumen

A pandemia da COVID-19 modificou o processo educacional no país. Nesse viés, o objetivo deste estudo é relatar como o tema Coronavírus está apresentado nas atividades propostas pela escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais - Brasil. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, constituindo-se uma revisão bibliográfica, realizada a partir do Caderno 1 dos Planos de Estudos Tutorados do Ensino Fundamental Regular - Anos Finais, apresentados pela Secretaria Estadual de Educação do referido estado. Tais planos fazem parte do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) proposto pela Secretaria. A análise foi realizada por disciplina e por semana, verificando-se, a incidência do tema nas unidades temáticas, no objeto de conhecimento, nas habilidades e nos conteúdos relacionados em cada plano. Os resultados apontam que o tema Coronavírus não foi apresentado em todas as disciplinas. Além disso, evidenciou-se que a temática não foi tratada com profundidade na maioria das atividades propostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Erisnaldo Francisco Reis, UNIVATES

Mestre em Ensino de Ciências Exatas (UNIVATES/RS) Professor na Rede Estadual do Estado de Minas Gerais

Andreia A. Guimarães Strohschoen, UFRGS

Doutora em Ecologia (UFRGS) Professora do Doutorado e Mestrado do PPGE e do PPGECE (UNIVATES)

Citas

AUSUBEL, David Paul. A Aquisição e Retenção do Conhecimento: Uma perspectiva cognitiva. 1ª ed. Lisboa-PT. Plátano Edições Técnicas, 2003.

BADIN, Ana Maria Andreola; PEDERSETTI, Simone; SILVA, Melissa Borges da. Educação Básica em Tempos de Pandemia: Tentativas para Minimizar o Impacto do Distanciamento e Manter o Vínculo entre os Alunos, as Famílias e a Escola. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (organizadores). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. 5ª reimpressão. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.

COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da Covid-19. Interfaces Científicas, V.8, N.3, Fluxo Contínuo, p. 200 – 217, Aracaju, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/8777/3998. Acesso em 24 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217

KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os Desafios da Educação em Tempos de Pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (organizadores). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

MACHADO, Nilson José [et al.]. Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.

MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.310/2020. Secretaria de estado de Educação de Minas Gerais. Belo Horizonte: SEE-MG, 2020.

MINAS GERAIS. Secretaria de Educação do Estado de Minas gerais. SRE Diamantina - MG. Regime Especial de Atividades não Presenciais. Disponível em: https://srediamantina.educacao.mg.gov.br/index.php/2-dire/uncategorised/144-regime-especial-de-atividades-nao-presenciais-reanp-e-divulgado-oficialmente-para-toda-a-comunidade-escolar. Acesso em:20 jun. 2020.

SILVA, Francisco Thiago. Currículo de transição: uma saída para a educação pós-pandemia. Revista EDUCAmazônia - Educação Sociedade e Meio Ambiente, Ano 13, V. 25, N. 1, Jan-Jun, pág. 70-77, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/ educamazonia/article/view/7666/5363. Acesso em 24 jun. 2020.

VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike C. C. A Educação em Tempos de Pandemia: Soluções Emergenciais pelo Mundo. Editorial, abr. 2020. OEMESC- Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em: 19 out. 2020.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

FRANCISCO REIS, Erisnaldo; GUIMARÃES STROHSCHOEN, Andreia A. O TEMA CORONAVÍRUS NOS PLANOS DE ESTUDOS TUTORADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1817–1840, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1817-1840.id825. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/401. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.