ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p445-452.id247Palabras clave:
Ensino de Língua Portuguesa, Escrita de memórias, Unidade de Internação FemininaResumen
Escrever memórias é uma das formas de manter algumas lembranças vivas em nossas vidas. Em ambientes de encarceramento essa busca pelas memórias é constante, pois esse exercício possibilita a fuga da realidade. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo ampliar o interesse pela escrita de gêneros autobiográficos em uma Unidade de Internação Feminina e, consequentemente, pela leitura literária. O referencial teórico está representado por estudiosos do gênero autobiográfico-memórias (EIBER et al., 1999; RADVANSKY et al., 2005). A metodologia incluiu reflexão acerca do texto imagético presente na obra trabalhada, Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Os dados para análise são constituídos por memórias produzidas pelas adolescentes internas. A pesquisa apresentou como resultado o estímulo às práticas de leitura e escrita e reflexão acerca de suas vidas.
Descargas
Métricas
Citas
BLAGOV, P. S.; SINGER, J. A. (2004). Four dimensions of selfdefining memories (specificity, meaning, content, and affect) and their relationships to self-restraint, distress, and repressive defensiveness. Journal of personality, 72, 481-512. DOI: https://doi.org/10.1111/j.0022-3506.2004.00270.x
CERVANTES, M. Dom Quixote, 1605. Disponível em: <http://docente.ifrn.edu.br/paulomartins/livros-classicos-de-literatura/dom-quixote-de-la-mancha-de-miguel-de-cervantes.-pdf/view>. Acessado em: 18 jun. 2018.
EIBER, R.; PUEL, M. SCHMITT, L. Heroin abuse, autobiographical memory and depression. Encephale. 1999; 25 (6): 549-57. French.
LIMA-DUARTE, Flávia Karolina; TORRES-FILHO, João Gonçalves; GAIA, Rossana Viana. Eu e meus eus: leitura e escrita de diário em uma Unidade de Internação Feminina. Letras raras. 2017. ISSN 2317-2347. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/859/541>. Acessado em: 28 de jul. 2018.
RADVANSKY, G.; COPELAND, D.; ZWAAN, R. A novel study: investigating the structure of narrative and autobiographical memories. Memory. 2005;13(8):796-814. DOI: https://doi.org/10.1080/09658210444000412
SINGER, J. A.; SALOVEY, P. (1993). The remembered self: Emotion and memory in personality. New York: Free Press.
WESTBURY, C. & DENNETT, D. C. (2000). Mining the past to construct the future: Memory and belief as forms of knowledge. Em D. L. Schacter & E. Scarry (Eds.), Memory, brain, and belief (p.11-32). Cambridge, MA: Harvard University Press.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.