ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p445-452.id247

Palavras-chave:

Ensino de Língua Portuguesa, Escrita de memórias, Unidade de Internação Feminina

Resumo

Escrever memórias é uma das formas de manter algumas lembranças vivas em nossas vidas. Em ambientes de encarceramento essa busca pelas memórias é constante, pois esse exercício possibilita a fuga da realidade. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo ampliar o interesse pela escrita de gêneros autobiográficos em uma Unidade de Internação Feminina e, consequentemente, pela leitura literária. O referencial teórico está representado por estudiosos do gênero autobiográfico-memórias (EIBER et al., 1999; RADVANSKY et al., 2005). A metodologia incluiu reflexão acerca do texto imagético presente na obra trabalhada, Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Os dados para análise são constituídos por memórias produzidas pelas adolescentes internas. A pesquisa apresentou como resultado o estímulo às práticas de leitura e escrita e reflexão acerca de suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Santos Andrade, IFAL

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-IFAL)

João Gonçalves Torres-Filho, FAPEAL

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL)

Flávia Karolina Lima-Duarte, IFAL

Mestra em Linguagem e Ensino (UFCG). Professora EBTT (IFAL). Doutoranda em Letras e Linguística (UFAL). Bolsista de Produtividade do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (PAPE/IFAL)

Referências

BLAGOV, P. S.; SINGER, J. A. (2004). Four dimensions of selfdefining memories (specificity, meaning, content, and affect) and their relationships to self-restraint, distress, and repressive defensiveness. Journal of personality, 72, 481-512. DOI: https://doi.org/10.1111/j.0022-3506.2004.00270.x

CERVANTES, M. Dom Quixote, 1605. Disponível em: <http://docente.ifrn.edu.br/paulomartins/livros-classicos-de-literatura/dom-quixote-de-la-mancha-de-miguel-de-cervantes.-pdf/view>. Acessado em: 18 jun. 2018.

EIBER, R.; PUEL, M. SCHMITT, L. Heroin abuse, autobiographical memory and depression. Encephale. 1999; 25 (6): 549-57. French.

LIMA-DUARTE, Flávia Karolina; TORRES-FILHO, João Gonçalves; GAIA, Rossana Viana. Eu e meus eus: leitura e escrita de diário em uma Unidade de Internação Feminina. Letras raras. 2017. ISSN 2317-2347. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/859/541>. Acessado em: 28 de jul. 2018.

RADVANSKY, G.; COPELAND, D.; ZWAAN, R. A novel study: investigating the structure of narrative and autobiographical memories. Memory. 2005;13(8):796-814. DOI: https://doi.org/10.1080/09658210444000412

SINGER, J. A.; SALOVEY, P. (1993). The remembered self: Emotion and memory in personality. New York: Free Press.

WESTBURY, C. & DENNETT, D. C. (2000). Mining the past to construct the future: Memory and belief as forms of knowledge. Em D. L. Schacter & E. Scarry (Eds.), Memory, brain, and belief (p.11-32). Cambridge, MA: Harvard University Press.

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

SANTOS ANDRADE, Camila; GONÇALVES TORRES-FILHO, João; LIMA-DUARTE, Flávia Karolina. ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 445–452, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p445-452.id247. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/571. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias