ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p445-452.id247

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa, Escrita de memórias, Unidade de Internação Feminina

Resumen

Escrever memórias é uma das formas de manter algumas lembranças vivas em nossas vidas. Em ambientes de encarceramento essa busca pelas memórias é constante, pois esse exercício possibilita a fuga da realidade. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo ampliar o interesse pela escrita de gêneros autobiográficos em uma Unidade de Internação Feminina e, consequentemente, pela leitura literária. O referencial teórico está representado por estudiosos do gênero autobiográfico-memórias (EIBER et al., 1999; RADVANSKY et al., 2005). A metodologia incluiu reflexão acerca do texto imagético presente na obra trabalhada, Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Os dados para análise são constituídos por memórias produzidas pelas adolescentes internas. A pesquisa apresentou como resultado o estímulo às práticas de leitura e escrita e reflexão acerca de suas vidas.

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Biografía del autor/a

Camila Santos Andrade, IFAL

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-IFAL)

João Gonçalves Torres-Filho, FAPEAL

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL)

Flávia Karolina Lima-Duarte, IFAL

Mestra em Linguagem e Ensino (UFCG). Professora EBTT (IFAL). Doutoranda em Letras e Linguística (UFAL). Bolsista de Produtividade do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (PAPE/IFAL)

Citas

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Publicado

2018-12-26

Cómo citar

SANTOS ANDRADE, Camila; GONÇALVES TORRES-FILHO, João; LIMA-DUARTE, Flávia Karolina. ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 445–452, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p445-452.id247. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/571. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías