Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Submissões
Equipe Editorial
Indexadores
Seleção de Pareceristas
Seleção de Edição Especial
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018
v. 3 n. 2 (2018): Julho a Dezembro de 2018
Publicado:
26.12.2018
EDITORIAL
Thiago Beirigo Lopes
Matemática e suas tecnologias
NÚMEROS INTEIROS E DECIMAIS: UMA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA POR MEIO DE UM JOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DO CENÁRIO TECNOLÓGICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fernando Francisco Pereira
Iara Souza Doneze
Luciano Tadeu Esteves Pansanato
386-405
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p386-405.id231
PDF
APROXIMAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS COM A ESCRITA HISTORIOGRÁFICA TRADICIONAL E ATUALIZADA
Francisco Wagner Soares Oliveira
Eugeniano Brito Martins
Suziê Maria de Albuquerque
Ana Carolina Costa Pereira
406-417
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p406-417.id236
PDF
Linguagens, códigos e suas tecnologias
A FICÇÃO AFRICANA CONTEMPORÂNEA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESTÉTICA DA NARRATIVA
Adilson Vagner de Oliveira
Eduarda da Rosa Zanella
Luana Gabriely de Almeida Campos
Mariana Falcão Heemann
418-436
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p418-436.id203
PDF
DESENVOLVENDO AS CAPACIDADES DE LINGUAGEM NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQS)
Thiago Silva e Silva
Áustria Rodrigues Brito
437-444
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p437-444.id224
PDF
ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA
Camila Santos Andrade
João Gonçalves Torres-Filho
Flávia Karolina Lima-Duarte
445-452
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p445-452.id247
PDF
A IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM DA ESCRITA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO
Patrícia Rodrigues Rocha
Alessandra de Souza Santos
453-460
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p453-460.id248
PDF
Ciências da natureza e suas tecnologias
EXPLORANDO UM MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS
Edimarcio Francisco da Rocha
Eduardo Ribeiro Mueller
Edslei Rodrigues de Almeida
461-476
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p461-476.id188
PDF
REPRESENTAÇÕES MENTAIS UTILIZADAS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ESTUDO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO
Tiago Rodrigues da Silva
Bruna Rodrigues da Silva
477-491
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p477-491.id199
PDF
ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE INADEQUADO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES, PILHAS E BATERIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Carlos Henrique Damasceno
Leandro Carbo
Roberta Lima Moretti
Gabriel Antonio Ogaya Joerke
492-505
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p492-505.id227
PDF
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Flávia Beatriz de Oliveira Silva
Luiz Sodré Neto
Thamara de Medeiros Azevedo
506-518
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p506-518.id228
PDF
FILOGENIA: ABORDAGEM TRIDIMENSIONAL E REPRESENTAÇÕES DOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Rogério Soares Cordeiro
Stefanie Caroline Caldeira de Araújo
Maria Santina de Castro Morini
Moacir Wuo
519-538
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p519-538.id232
PDF
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA AULA DE CAMPO
Ana Flávia Silva de Assis
Débora Eriléia Pedrotti Mansilla
539-556
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p539-556.id235
PDF
SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MICRORGANISMOS DA ÁGUA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maira dos Santos Silveira
Ariadne de Freitas Leonardi
Geovane Bernardi
Sabrina Antunes Ferreira
Andréa Inês Goldschmidt
557-574
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p557-574.id242
PDF
TESTE DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA BÁSICA: PROCESSO DE REDUÇÃO E VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO NA LÍNGUA PORTUGUESA
Patrick Alves Vizzotto
Luiz Fernando Mackedanz
575-594
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p575-594.id251
PDF
INTEGRANDO EDUCOMUNICAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ENSINAR SUSTENTABILIDADE E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Márcia Regina Kaminski
Denis Antônio Silva
Clodis Boscarioli
595-609
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p595-609.id259
PDF
EM JULGAMENTO, O USO DE AGROTÓXICOS: ESTRATÉGIA UTILIZADA PARA ENSINAR QUÍMICA À ESTUDANTES DO 3º ANO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Geaneis Pereira da Silva
Marcelo Franco Leão
610-624
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p610-624.id262
PDF
QUIMI CRUSH: ATIVIDADE LÚDICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Diego Arantes Teixeira Pires
Leonardo Alves do Nascimento
Tatyana Mira Medeiros
Luiz Fernando Batista Loja
625-642
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p625-642.id264
PDF
MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ABORDANDO O TEMA AGROTÓXICOS
Daniel das Chagas de Azevedo Ribeiro
Camila Greff Passos
Tania Denise Miskinis Salgado
643-664
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p643-664.id265
PDF
PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DOS ANAIS DOS WORKSHOPS E SEMINÁRIOS ESTADUAIS DO IFMT
Vívia Lúcia Juvino de Lemos Cardoso
Jorge Souza de Jesus
Fernando Henrique Cardoso
665-680
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p665-680.id267
PDF
O TEMA VACINAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NATURAIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
Maria Anita Pinto Soares
Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
681-699
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p681-699.id280
PDF
CONTEÚDOS CURRICULARES EM CIÊNCIAS NATURAIS PARA O PLANEJAMENTO DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS
Meg de Messias Drobinichi Nunes
Jair Lopes Junior
Vera Lucia Messias Fialho Capellini
700-719
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p700-719.id290
PDF
Ciências humanas e suas tecnologias
ENSINO E TECNOLOGIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO E A FORMAÇÃO DISCENTE
Eliza Adriana Sheuer Nantes
Maria Júlia Carneiro Giraldes
Themis Farias de França Desiderio
Ana Paula Pinheiro da Silveira
720-739
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p720-739.id135
PDF
CRÍTICA E POÉTICA PARA O APRENDIZADO SOBRE A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA
João Vitor Gobis Verges
740-751
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p740-751.id150
PDF
ENSINO COM PESQUISA E JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
Marinete Moura da Silva Lobo
José Claudio Del Pino
Marli Teresinha Quartieri
Miriam Ines Marchi
752-767
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p752-767.id221
PDF
TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EMANCIPADORA
Paulo de Sá Filho
Cláudia Caetano Gonçalves Mendes Lima
Léia Adriana da Silva Santiago
Marco Antônio de Carvalho
768-780
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p768-780.id261
PDF
O PAPEL DA INTERNACIONALIZAÇÃO ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
Stella Maris Wolff da Silva
Maria Rosa Chitolina
Ivan Rocha Neto
781-797
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p781-797.id279
PDF
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E AS METODOLOGIAS ATIVAS: ELEMENTOS PARA O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Priscila Miranda de Carvalho Coletto
Okçana Battini
Edenar Monteiro
798-812
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p798-812.id281
PDF
A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
Thiago Dutra
Jaqueline Moll
813-829
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p813-829.id234
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palavras-chave
GoogleMetrics
Artigos mais lidos
revistas
Revistas Parceiras na/da Amazônia