UMA PROPOSTA DE ENSINO DO GÊNERO RESUMO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p229-240.id87Palabras clave:
Ensino médio integrado, Estudos retóricos de gênero, ResumoResumen
Este trabalho teve como objetivo ensinar o movimento retórico do gênero resumo escolar a estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal de Alagoas. O referencial teórico está representado pelas contribuições dos estudos retóricos de gênero (BAZERMAN, 2009) e do gênero textual resumo (LEITE 2006; MACHADO, LOUSADA & ABREU-TARDELI, 2004). Esta investigação é de natureza qualitativa e os instrumentos para análise dos dados estão compostos por dois resumos escritos em dois momentos diferentes: (1) antes do ensino do movimento retórico de gênero e (2) após o ensino do movimento retórico. Os resultados demonstram que, na primeira etapa, muitos estudantes entendiam que resumir era copiar de modo fiel os trechos considerados importantes. Na segunda etapa, percebemos que houve melhoras significativas na escrita do gênero resumo. A conclusão aponta para a necessidade de inclusão de atividades de escrita dos gêneros que circulam nas áreas de formação no ensino médio integrado.
Descargas
Métricas
Citas
BIASI-RODRIGUES, B. O gênero resumo: uma prática discursiva da comunidade acadêmica. In: Bernadete Biasi-Rodrigues, Júlio César Araújo, Socorro Cláudia Tavares de Sousa (Org.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com Jhon Swales. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009, p. 49-75.
BAZERMAN. C. Atos de fala, gêneros textuais e sistemas de atividades: como os textos organizam atividades e pessoas. In: ______. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2009. p. 19-6.
BAZERMAN. C; PRIOR, P. A participação em mundos socioletrados emergentes: gênero, disciplinaridade, interdisciplinaridade. In. BAZERRMAN, C. Escrita, Gênero e Interação Social. São Paulo: Cortez, 2007. p. 150-197.
DEVITT, A. J. Writing Genres. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2004.
LEITE, M. Q. Resumo. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2006.
LEONARDI, A.C. Popeye estava certo: espinafre pode alterar seus músculos. Super Interessante, 6 out 2016. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/popeye-estava-certo-espinafre-pode-alterar-seus-musculos/>. Acessado em: 20 de outubro de 2016.
MACHADO, A. R; LOUSADA, E; ABREU-TARDELLI, L. S. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.