Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Envíos
Equipo editorial
Indexadores
Selección de Evaluadores
Selección de Edición Especial
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019
Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019
Publicado:
2019-12-27
EDITORIAL
Thiago Beirigo Lopes
Dailson Evangelista Costa
PDF (Português (Brasil))
Las matemáticas y sus tecnologías.
RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NA ÁREA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
Marli Teresinha Quartieri
Camila Baseggio Gräff
355-374
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p355-374.id421
PDF (Português (Brasil))
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
João do Espírito Santo Lima Malcher Junior
Rosineide de Sousa Jucá
375-390
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426
PDF (Português (Brasil))
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENSINO DE FRAÇÕES E SURDEZ: OLHARES DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Larissa Leal Scapin
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus
Andreia Nakamura Bondezan
Marcos Lübeck
391-410
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p391-410.id450
PDF (Português (Brasil))
UMA AVALIAÇÃO INICIAL DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UFOPA/PA
José Ricardo e Souza Mafra
Neliane Mota Rabelo
Cassio André Sousa da Silva
Lilian Cristiane Almeida dos Santos
411-430
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p411-430.id464
PDF (Português (Brasil))
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Amanda Cristina de Sousa
Marcelo Carlos de Proença
431-451
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511
PDF (Português (Brasil))
A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
Juliana Stascovian
Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
452-464
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514
PDF (Português (Brasil))
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
Keila Tatiana Boni
Diego Fogaça Carvalho
465-481
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530
PDF (Português (Brasil))
UMA PROPOSTA ENVOLVENDO ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS A PARTIR DA REVISTA AL-KARISMI, DE MALBA TAHAN: ESTUDANDO QUADRADOS MÁGICOS
Jeyze Santos de Sousa
Ana Carolina Costa Pereira
Isabelle Coelho da Silva
482-498
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA IMPLEMENTADA NO ESTADO DE MATO GROSSO
Lenir Tomazeli
Rute Cristina Domingos da Palma
499-513
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557
PDF (Português (Brasil))
Lenguajes, códigos y sus tecnologías
ELE TEM DOIS PAPAIS: AS NOVAS FAMÍLIAS NA LITERATURA INFANTIL CONTEMPORÂNEA
Epaminondas de Matos Magalhães
Marcos Aparecido Pereira
514-523
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p514-523.id454
PDF (Português (Brasil))
A PRÁTICA DA MEDITAÇÃO MINDFULNESS NO ENSINO MÉDIO: UMA FERRAMENTA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE E COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICO-FORMATIVA DOS ADOLESCENTES
Anderson Augusto Ribeiro
Cleonice Terezinha Fernandes
Maria Isabel Martins Mourão Carvalhal
Edgar Nascimento
524-545
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p524-545.id506
PDF (Português (Brasil))
DAS CONVERSAS NAS NOITES ESTRELADAS DA ALDEIA PARA A SALA DE AULA: A LITERATURA ORAL INDÍGENA COMO FONTE PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS E MÉTODOS ADEQUADOS ÀS ESCOLAS INDÍGENAS
Thiago Silva e Silva
546-558
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p546-558.id520
PDF (Português (Brasil))
Las ciencias naturales y sus tecnologías.
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
Geilson Rodrigues da Silva
Nádia Cristina Guimarães Errobidart
559-577
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432
PDF (Português (Brasil))
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sheila Alves Almeida
578-593
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433
PDF (Português (Brasil))
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
Andreza Estéfane Silveira Gonçalves
Handerson RodrigoAlves
Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
Elane Chaveiro Soares
594-609
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443
PDF (Português (Brasil))
ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Taiana Paula Streck Vendruscolo
Marcilene Alves de Souza Castrillon
Oalas Aparecido Morais dos Santos
610-620
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p610-620.id465
PDF (Português (Brasil))
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
Camila de Fatima Sant'Ana
Denise Leal de Castro
621-640
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490
PDF (Português (Brasil))
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
Sara Barbosa dos Santos
Elson Silva de Sousa
Rogério Soares Cordeiro
Jesuíno da Silva Costa Martins
641-652
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR RESISTÊNCIA BACTERIANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLEM/2018
Marcelle Alves Carvalho
Carlos Alberto Sanches Pereira
Lidiane de Fátima de Oliveira Souza
Ana Paula Cunha Pereira
653-668
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p653-668.id497
PDF (Português (Brasil))
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Hiléia Monteiro Maciel Cabral
Cirlande Cabral da Silva
Cleusa Suzana Oliveira de Araujo
669-684
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515
PDF (Português (Brasil))
O USO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Francinete Bandeira Carvalho
Augusto Fachín Terán
Maria Francisca Gomes da Silva
685-696
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p685-696.id524
PDF (Português (Brasil))
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Cremilda Peres Cangussu de Abreu
Henrique Silva de Souza
Maria José Costa Faria
Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo
Narciso das Neves Soares
697-712
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p697-712.id541
PDF (Português (Brasil))
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
Jéssica de Oliveira Andrade Borges
Edinaldo Trindade Gonçalves dos Santos
713-727
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555
PDF (Português (Brasil))
Las ciencias humanas y sus tecnologías.
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Maria Emília Ferraz Almeida de Melo
Cristhiane Maria Bazílio de Omena
Félix Alexandre Antunes Soares
728-743
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406
PDF (Português (Brasil))
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
Glauce Barros Santos Sousa Araujo
Bruno Bottega Dell’Osbel
Eniz Conceição Oliveira
744-754
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p744-754.id459
PDF (Português (Brasil))
UM ESTUDO DE CASO SOBRE IMPORTÂNCIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ/CAMPUS FORTALEZA
Francisco das Chagas Torres de Oliveira
Samuel Brasileiro Filho
755-774
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p755-774.id460
PDF (Português (Brasil))
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES
Flávia Alves de Castro Oliveira
José Carlos Moreira de Souza
775-790
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475
PDF (Português (Brasil))
O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Janice Silvana Novakowski Kierepka
Daniele Bremm
Roque Ismael da Costa Güllich
791-809
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480
PDF (Português (Brasil))
ESCOLA ESTADUAL DAURY RIVA: IDENTIDADE E HISTÓRIA - DE SALA ANEXA À ESCOLA PLENA
Valdenir Schoenberger
810-822
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p810-822.id489
PDF (Português (Brasil))
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Rogério José Schuck
Adriano Edo Neuenfeldt
Lara Kalkmann Goulart
823-833
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ
Maria Geni Pereira Bilio
Nair Mendes de Oliveira
Maria das Graças Campos
Enerci Candido Gomes
834-851
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538
PDF (Português (Brasil))
NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
Carolini de Souza Vilela Correia
Marizete Bortolanza Spessatto
852-868
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543
PDF (Português (Brasil))
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA LEI Nº 13.415/2017 E SEUS IMPACTOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Silvia Maria dos Santos Stering
Joyce Mary Adam
869-886
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p869-886.id560
PDF (Português (Brasil))
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Palabras clave
GoogleMetrics
##plugins.blocks.mostRead.settings.blockTitle##
RELAÇÕES ENTRE TECNOLOGIAS E HISTÓRIA NOS ANAIS DO SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
18
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE REVISÃO
16
O GÊNERO INFOGRÁFICO NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA, E MULTILETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
15
METODOLOGIAS ATIVAS QUE EMPREGAM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
14
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ARTICULADA COM QUESTÕES DO COTIDIANO NO ENSINO DE QUÍMICA
12
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: POLÍTICA PÚBLICA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO?
12
PODCAST PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO MEDIADO PELA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE FÍSICA
11
O NOVO ENSINO MÉDIO E A DOCÊNCIA EM BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO: COMPREENDER PARA RESISTIR
11
REAÇÕES QUÍMICAS NA COZINHA: O USO DO GOOGLE SALA DE AULA NA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS FUNDAMENTADOS NA TÉCNICA PREDIZER-OBSERVAR-EXPLICAR
10
ÁCIDOS E BASES NO COTIDIANO: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTO INVESTIGATIVO PARA O ENSINO MÉDIO
10
PRÁTICAS DOCENTES: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA MOTIVADORA DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
9
CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ÁCIDOS INORGÂNICOS PARA ALUNOS DO CAMPO
9
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: O CASO DA ESCOLA LUIZA NUNES BEZERRA
8
A MORFOLOGIA VEGETAL NA PERSPECTIVA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
7
O ESVAZIAMENTO E A FRAGMENTAÇÃO DO CONTEÚDO COMO PROTAGONISTAS DA DISSEMINAÇÃO DAS FAKES NEWS: O CASO DO TERMÔMETRO INFRAVERMELHO
7
ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADO NO ENSINO CENTRADO NO APRENDIZ
7
O ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO EM UM LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DA ABORDAGEM EXPERIMENTAL
7
A UTILIZAÇÃO DA BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
7
PROFESSORES PEDAGOGOS E SUA RELAÇÃO COM O SABER MATEMÁTICO
7
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA NO CAMPO
7
revistas
Revistas Parceiras na/da Amazônia